Prédicas e Meditações



ID: 2931

Hoje é dia de São Nicolau!

06/12/2018

Ele era um sujeito de família nobre que abdicou das riquezas para ser padre. Muito dedicado e amoroso chegou à condição de bispo. A casa paroquial sempre estava aberta aos viajantes e necessitados. O coração dele sempre estava voltado às necessidades dos outros, em especial aos pequenos, a quem seguidamente presenteava, sem esperar recompensa. Agia em amor. Nicolau inspirou a folclórica figura do Papai Noel, aquele que vem presentear as crianças. Dar sem esperar receber é uma atitude divina. Só age assim quem reconhece o grande amor de Deus em sua vida, pois o maior e melhor presente dado por Deus está no seu Filho Jesus, que veio ao mundo em forma de criança, cresceu entre (ou como) a gente, morreu para nossa salvação e ressuscitou vencendo nosso maior medo, a morte. O que Deus espera da gente é simplesmente gratidão e fé. É reconhecer como somos dependentes d’Ele, entregando-se totalmente em suas mãos. A nossa vida pode ficar diferente... O nosso Natal pode se tornar outro... Só assim podemos perder o hábito de achar que tudo gira em torno da gente, que somos o centro do mundo (ou ao menos de nossa família e grupo). Somente aí é que o nosso coração, os nossos olhos, pés e mãos se voltam ao outro. Somente aí é que entendemos a dica de Jesus: Mais bem-aventurado é dar do que receber (Atos 20.35). Faça seu Natal diferente. Inspire-se em Nicolau e, acima de tudo, no amor de Deus.


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 20 / Versículo Inicial: 35
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 50419

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br