Prédicas e Meditações



ID: 2931

Há sempre um horizonte para quem...

Meditação

22/04/2009


Há sempre um horizonte para quem...
1Ts 1.1-5

Você já ouviu falar do “corredor polonês”? Ele é composto por duas filas de pessoas, e o desafio é passar por entre estas duas fileiras e aguentar os tapas, beliscões e empurrões sem cair. É difícil! Há momentos que você não consegue ver nada a sua frente, e somente sente na carne a dor.

A vida é as vezes assim! Enfrentamos lutas, luto, dificuldades, provações e privações que nos impedem de olhar à frente, pois a dor que sentimos é muito forte. Algo semelhante enfrentavam os cristãos da cidade de Tessalônica: foram perseguidos por causa da sua fé em Cristo, pois testemunhavam que Ele era o único Senhor e só a Ele queriam servir. Os cristãos afastavam-se da idolatria que era algo tão comum na época (você percebe alguma semelhança com nossos dias?), e por isso eram desprezados pelos seus contemporâneos.

Diante disso a pergunta que devemos nos fazer é: a Igreja da cidade de Tessalônica acabou? Os Cultos acabaram? Os cristãos abandonaram a sua fé? Houve desânimo? Falta de coragem? Pessoas dizendo que “agora não dá mais para continuar”? Pode ser que diante das tuas lutas você também já tenha pensado que não dá mais! Que não vai conseguir! Acredito que temos algo a aprender dos cristãos de Tessalônica, pois nos surpreendemos quando Paulo escreve esta carta para eles.

Podemos pensar que Paulo iniciaria a carta comentando que “não está nada fácil, mas por favor, é preciso continuar!”. Poderíamos pensar que o tom das palavras seriam de consolo ou até de lamento, como que querendo mostrar um horizente que eles mesmos não estavam enxergando. Nada disso! “Damos sempre graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações...” (v.2). Isso mesmo! Paulo dá graças a Deus por estes cristãos! São palavras de gratidão a Deus por toda firmeza e constância destes cristãos em meio ao “corredor polonês” que enfrentavam. Qual o segredo? O que os fez persistirem? Como eles tinham um horizonte? Como você pode ver um horizonte em tua vida? Creio que é o mesmo que faz cada cristão e a Igreja de hoje perseverar.

Paulo mencionar na carta três aspectos da vida desta Igreja. Aspectos que devemos buscar preservar, pois nos farão olhar para frente. Ver um horizonte!

O texto menciona a “operosidade da vossa fé”. Em meio as lutas, estes cristãos manifestavam a sua fé, colocavam em prática o que tinham aprendido da Palavra de Deus. Amado em Cristo, não há momento mais necessário na vida de colocar em prática a fé, do que quando enfrentamos lutas. É o momento especial da fé “operar”, isto é, tempo de buscar, orar e confiar no Senhor. Quantas pessoas, nos relatos do Evangelho, em suas lutas e limitações foram ao encontro do Salvador e dele ouviram a frase “a tua fé te salvou!”. Tua fé te leve a buscar ao Senhor na oração, no Culto, na comunhão da Ceia. Na comunhão da Igreja, junto com os irmãos e as irmãs, tua fé será fortalecida e renovada. Lembre-se: sempre há um horizonte para aquele que crê em Jesus!

No texto bíblico é mencionada a “abnegação do vosso amor”. Os cristãos eram lembrados pelo amor que os fez trabalhar muito. Eram dedicados no labor. O Senhor Jesus também amou os seus, e amou-os até o fim. Cuidemos para sermos dedicados no amor, pois ele nos faz persistir. A sociedade, as famílias, as pessoas estão carentes do amor. De sentir o seu poder. O amor edifica, encoraja, corrige, leva adiante! Sempre há um horizonte para aquele que ama!

Paulo ainda menciona a “firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”. Lembra que os cristãos eram perseverantes na esperança, não deixando de esperar que com Cristo Jesus o barco ficaria bem, mesmo no mais revoltoso mar. Seja firme na esperança em Cristo! A esperança cristã diz que você nunca está sozinho! Que a Igreja de Cristo não está sozinha! Por isso podemos cantar, louvar e agradecer ao Senhor. A esperança faz saber que o amanhã não está nas mãos do acaso ou da sorte, mas nas mãos do Bom Pastor. Creia firmemente que sempre há um horizonte para aquele que espera em Jesus!

O Senhor quer vê-lo seguindo em frente. Você precisa ver o horizonte. Seja firme na fé, atue com amor e espere no Senhor. Assim você vencerá e seguirá em frente. Pois sempre há um horizonte para quem crê em Jesus, vive em amor e tem esperança. O Senhor seja contigo. Amém.

 

Pastor Astor Albrecht, pastor da IECLB em Indaiatuba/SP.


Autor(a): Astor Albrecht
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8400

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
REDE DE RECURSOS
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br