Vai, e fala a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: ...A ti, porém, eu livrarei naquele dia, diz o SENHOR, e não serás entregue nas mãos dos homens, a quem temes. Pois certamente te salvarei, e não cairás à espada; porque a tua vida te será como despojo, porquanto confiaste em mim. Jeremias 39.16-18
Galardão segundo o dicionário da língua portuguesa, significa: recompensa de serviços importantes; prêmio; condecoração; glória.
Na vida de fé, aqueles que temem e servem a Deus também são galardoados pelo Senhor; como fruto da sua dedicação no serviço do Reino. Sempre a partir da graça de Deus, dada ao pecador arrependido, pela fé. Pois a salvação não é conquistada por meio de boas obras ou méritos pessoais.
A fé, que une a pessoa a Cristo, sempre irá frutificar na prática do bem e no serviço ao próximo. E assim a lista das virtudes na vida do verdadeiro crente torna-se bem clara nas atitudes autênticas no dia-a-dia como justiça, humildade, honestidade, mansidão, verdade, cuidado, proteção, misericórdia, bondade, hospitalidade, compaixão, paz, perdão, etc. Enfim é o amor do Senhor atuando na vida de quem crê. É a reação ao amor já recebido, conforme diz 1 João 4.19: “Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro”. Em Gálatas 5.16-26, as Sagradas Escrituras ensinam que a pessoa que crê no Senhor Jesus, passa a ser guiada pelo Espírito Santo. O qual vence em nós a velha natureza corrompida e nos dá uma nova vida, guiada e sustentada por Ele; e assim a torna produtiva na prática das virtudes do Reino de Deus.
Já no Antigo Testamento temos uma vasta lista de pessoas que temeram e serviram a Deus. Um deles é um personagem pouco conhecido, mas que foi fiel servo de Deus num tempo de muita maldade, incredulidade, injustiça e desobediência. Seu nome é Ebede-Meleque. Ele era um etíope, que trabalhava na casa do rei, no tempo do profeta Jeremias.
Jeremias, por ordem do Senhor Deus, denunciava as muitas transgressões que o povo de Deus e suas autoridades políticas e religiosas praticavam naquele contexto. Além de não ser ouvido, as autoridades reagiram, atirando o profeta dentro de um poço lamacento.
Foi aí que entrou em ação a fé corajosa deste etíope, que na casa do rei não passava de um simples empregado. Ele dirigiu-se ao rei e pediu intervenção em favor da vida do profeta Jeremias. Ele foi ouvido e o rei deu ordem para tirá-lo daquele poço.
Assim Deus usou um estrangeiro, que o temia e que creu na sua Palavra, para salvar a vida do seu servo fiel Jeremias. Por essa fé corajosa e obediente, o etíope recebeu a promessa descrita no início desta reflexão. No caso, ele recebe a promessa do galardão do Senhor Deus, por sua fé autêntica num mundo incrédulo e corrupto.
Não recebeu promessas de prosperidade material, mas de proteção, segurança e Bênção do Senhor sobre sua vida futura.
Que tal fé corajosa possa ser encontrada também em nós, nos tempos conturbados em que vivemos. Como Cristo pede: Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2.10