Prédicas e Meditações



ID: 2931

GALARDÃO.

04/10/2016

Vai, e fala a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: ...A ti, porém, eu livrarei naquele dia, diz o SENHOR, e não serás entregue nas mãos dos homens, a quem temes. Pois certamente te salvarei, e não cairás à espada; porque a tua vida te será como despojo, porquanto confiaste em mim. Jeremias 39.16-18

Galardão segundo o dicionário da língua portuguesa, significa: recompensa de serviços importantes; prêmio; condecoração; glória.

Na vida de fé, aqueles que temem e servem a Deus também são galardoados pelo Senhor; como fruto da sua dedicação no serviço do Reino. Sempre a partir da graça de Deus, dada ao pecador arrependido, pela fé. Pois a salvação não é conquistada por meio de boas obras ou méritos pessoais.

A fé, que une a pessoa a Cristo, sempre irá frutificar na prática do bem e no serviço ao próximo. E assim a lista das virtudes na vida do verdadeiro crente torna-se bem clara nas atitudes autênticas no dia-a-dia como justiça, humildade, honestidade, mansidão, verdade, cuidado, proteção, misericórdia, bondade, hospitalidade, compaixão, paz, perdão, etc. Enfim é o amor do Senhor atuando na vida de quem crê. É a reação ao amor já recebido, conforme diz 1 João 4.19: “Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro”. Em Gálatas 5.16-26, as Sagradas Escrituras ensinam que a pessoa que crê no Senhor Jesus, passa a ser guiada pelo Espírito Santo. O qual vence em nós a velha natureza corrompida e nos dá uma nova vida, guiada e sustentada por Ele; e assim a torna produtiva na prática das virtudes do Reino de Deus.

Já no Antigo Testamento temos uma vasta lista de pessoas que temeram e serviram a Deus. Um deles é um personagem pouco conhecido, mas que foi fiel servo de Deus num tempo de muita maldade, incredulidade, injustiça e desobediência. Seu nome é Ebede-Meleque. Ele era um etíope, que trabalhava na casa do rei, no tempo do profeta Jeremias.

Jeremias, por ordem do Senhor Deus, denunciava as muitas transgressões que o povo de Deus e suas autoridades políticas e religiosas praticavam naquele contexto. Além de não ser ouvido, as autoridades reagiram, atirando o profeta dentro de um poço lamacento.

Foi aí que entrou em ação a fé corajosa deste etíope, que na casa do rei não passava de um simples empregado. Ele dirigiu-se ao rei e pediu intervenção em favor da vida do profeta Jeremias. Ele foi ouvido e o rei deu ordem para tirá-lo daquele poço.

Assim Deus usou um estrangeiro, que o temia e que creu na sua Palavra, para salvar a vida do seu servo fiel Jeremias. Por essa fé corajosa e obediente, o etíope recebeu a promessa descrita no início desta reflexão. No caso, ele recebe a promessa do galardão do Senhor Deus, por sua fé autêntica num mundo incrédulo e corrupto.

Não recebeu promessas de prosperidade material, mas de proteção, segurança e Bênção do Senhor sobre sua vida futura.

Que tal fé corajosa possa ser encontrada também em nós, nos tempos conturbados em que vivemos. Como Cristo pede: Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2.10


Autor(a): Pastor Mauro Nilo Schneider
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 39824

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br