Que o próprio Jesus Cristo, nosso Senhor, e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, console o coração de vocês e os fortaleça em toda boa obra e boa palavra. (2Tessalonicenses 2.16-17).
As palavras do apóstolo Paulo foram dirigidas a comunidade cristã em Tessalônica. Esta comunidade enfrentava um momento difícil, os membros dessa comunidade suportam perseguições e tribulações (1.4,7).
Aflições tem sua origem em diversas e diferentes situações. Nos dias que vivemos, experimentamos aflições, temos incertezas diante da pandemia do COVID – 19. O apóstolo, em meio, a aflição e tribulação lembra que Deus, o nosso Pai, nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança. Assim Deus manifesta a sua graça.
Paulo ora para que Deus console e fortaleça a sua comunidade. A consolação se faz necessária em razão e em meio a tribulação, ela nos fortalece. Consolados e fortalecidos somos capacitados para toda a boa obra e boa palavra. A boa obra de Deus em nós é a fé que nos transforma. Nas palavras de Lutero, há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé de forma que ela não pode cessar de realizar o bem, ela também não pergunta se há boas obras a fazer, antes que surja a pergunta ela já as realizou. O fundamento para toda boa obra e palavra é no amor com que o Pai nos amou e revelou em Jesus Cristo.
P. Odemir Simon
Pastor da Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor - Rio Negrinho
reside em Rio Negrinho - Santa Catarina
Sínodo Norte Catarinense