Um ditado popular diz: “A vida é feita de escolhas”. Realmente a cada dia somos colocados diante das mais diversas situações onde temos que tomar decisões, temos que escolher o que fazer. Algumas decisões são fáceis e fazem parte da rotina diária como: que roupa vestir? O que comer? Outras são mais complexas como: qual a profissão? Casar ou não casar? Usar ou não a máscara? E assim a nossa vida vai sendo definida a partir de nossas escolhas.
Mas, muitas vezes não sabemos qual a melhor a escolha fazer. Qual o melhor caminho a ser trilhado, pois as escolhas definem nosso futuro. A palavra de Deus tem algumas orientações que nos servem de referência para as escolhas da vida. Antes do povo de Israel entrar na terra prometida Moisés os lembrou da aliança Que Deus havia feito com eles, uma aliança de promessas, da parte de Deus, e obediência, da parte do povo.
Em Deuteronômio, no capítulo 30, Moisés pede para que o povo faça sua escolha: “Neste dia chamo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos”. Escolher a vida é escolher andar nos caminhos do Senhor, amando a Deus de todo coração e, assim, amando e me comprometendo com a vida das outras pessoas.
Diariamente nossas escolhas devem testemunhar nossa fé, mais ainda em tempos de pandemia. A escolha pela vida é tomar os cuidados necessários para evitar a propagação do vírus. A escolha pela vida é olhar os necessitado e ir ao encontro. A escolha pela vida é me colocar a disposição para servir.
Quando tiveres que tomar decisões lembre escolha aquilo que conduz para a vida e o bem e serás bem sucedido em sua vida.
P. Flávio Weiss
Pastor na Comun. Evang. de Confissão Luterana de Campo Alegre
Membro Titular do Conselho Fiscal do Instituto Luterano Campos Verdejantes
Membro da Comissão de Comunicação do Instituto Luterano Campos Verdejantes
reside em Campo Alegre - Santa Catarina
Sínodo Norte Catarinense