A vida está fácil? Está difícil? Você está confiante ou inseguro? O pensamento está mais para o lado de “acho que não vai dar” ou para o lado de “vamos em frente”? Acompanhando as notícias e nas conversas diria que há motivos para desanimar: a política e a economia com seus muitos desafios, países vizinhos e distantes em crise, o meio ambiente sofrendo. Acrescente a isso algum problema pessoal como falta de saúde, relacionamentos complicados ou crise financeira, e você terá muita coisa que perturba.
Quando as palavras acima foram escritas, a Igreja (o povo de Deus) vivia num ambiente difícil! Hostil! Mas o tom não é de lamentação. Não é de quem perdeu a partida! Há gratidão pelo crescimento na fé e no amor. Há gratidão pela firme fé na verdade do evangelho (leia em sua Bíblia 2Ts 1.3 e 2.13). Porque isso? Será que não percebiam como os dias eram difíceis? Não! É bom olhar para o alto e saber que Deus quer que seu povo, do passado e de hoje, seja forte. Para tanto, algumas coisas que não devemos jamais esquecer:
Deus nos escolheu e escolheu você também (2Ts 2.13). Isso quer dizer que Deus te ama, que Ele está presente, que não se esquece de você. E ainda que a vida às vezes pareça um emaranhado, ele não deixará de te guiar. Portanto, invés de ficar preocupado com o que os outros pensam a seu respeito, cuide do que você pensa de você mesmo. E, pela bondade de Deus, veja a si mesmo como alguém que Deus escolheu para a salvação. Você faz parte das pessoas que se dedicam a Deus e estão envolvidos na sua obra. Seja grato a Deus por isso!
Fique firme (2Ts 2.15)! Você tira tempo para orar? Fale com o Pai Celeste a respeito de sua vida, de sua família, seus filhos, seu trabalho, seus planos. Mas mais do que falar com o Pai sobre as suas coisas, fale com ele sobre as coisas dele: Pai nosso... santificado seja o teu nome, venha teu reino, seja feita a tua vontade. Você será forte ao andar nos caminhos do Pai!
Saiba que para isso você vai precisar dedicar tempo. Tudo o que fazemos na vida requer tempo, embora algumas pessoas pensem que ele é garantido. A maneira como você gasta seu tempo é mais importante que o modo como você gasta seu dinheiro. Um erro financeiro pode ser corrigido. Crises e tempos difíceis passam. Mas o tempo da vida desperdiçado, esse tempo não tem volta. Buscar a vontade de Deus é colocar ordem na vida. E isso dá força!
Decida viver bem e para o bem (2Ts 2.17). Deus te dará ânimo e forças para um propósito: fazer e dizer aquilo que é bom. Só se vive uma vez, mas vivendo assim, uma vez será o suficiente. Aquilo que você sabe que deve fazer ou dizer para o bem, faça! E quando fizer, você vai sentir o ânimo e a força que Deus te dará.
O vendedor olhou pela janela do hotel e viu chuva forte com vento. Perguntou ao garçom: Você acha que as estradas estarão boas para viajar amanhã? Ele respondeu: Isso depende de você receber um salário ou trabalhar por comissão. Ter um forte “porque” ajudará para ter força para fazer o que é preciso. Deus quer que você siga em frente. Seja forte! Que sua Comunidade de fé tenha ânimo, seja forte e siga em frente. Para isso ele nos escolheu e nos faz firmes para o bem. Que o Senhor mesmo assim nos fortaleça e que unidos façamos a sua vontade. Amém.