Que significa isso? Deus, em verdade, não tenta ninguém; mas suplicamos nesta petição que nos guarde e preserve, para que o diabo, o mundo e a nossa carne não nos engane, nem nos seduzam a crenças falsas, desespero e outras grandes infâmias e vícios; e, ainda que tentados, vençamos afinal e retenhamos a vitória (Martim Lutero - Catecismo Menor – explicação à 6ª petição.).
As palavras “e não nos deixe cair” sugerem a necessidade da orientação de Deus nas decisões da vida. “Não cabe ao homem determinar o seu caminho”. Necessitamos olhar para Deus, para que Ele nos mostre o caminho que devemos tomar.
Em nossos dias somos tentados de diversas maneiras. Talvez hoje demos outras denominações a elas do que Lutero dava. Mas elas estão aí: Somos tentados a cair no individualismo, no egoísmo, a excluir as pessoas, ao consumismo, aos vícios, a buscar o poder e o dinheiro passando por cima de tudo e todos. Deixar-se levar de acordo com o pensamento do sistema de morte e ir contra o projeto de vida criado por Deus para nós.
O pior é que nem nos damos conta que estamos sendo tentados, porque “tudo é tão normal”. Por isso é importante rogar a Deus sempre “E não nos deixes cair em tentação. ”
Diante de todas estas tentações e de muitas outras mais, é bom saber que Deus quer nos guardar, proteger e nos libertar das tentações. Por isso Jesus Cristo nos ensina a orar: “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”.
Oração:
Te agradecemos Deus de amor e misericórdia! Porque tu te preocupas com todos os teus filhos e filhas. Pedimos-te que nos acompanhes com tua proteção e bênção. Mostra-nos os caminhos que devemos andar para que não venhamos a cair nas tentações que nos querem afastar de ti e de nossos semelhantes. Por Jesus Cristo. Amém.