Olá! Saudamos você com alegria e esperança em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Você pode concordar comigo que Deus está mais próximo que pensamos?
Um senhor idoso e muito piedoso morava em uma casa próxima do rio. Depois de dias de chuva, as águas do rio cresceram perigosamente. O serviço de salvamento começou a agir e, passando com um carro de resgate, convidaram este senhor a sair da casa. “Não preciso da ajuda de vocês”, respondeu ao gentil socorrista. “Confio em Deus e tudo dará certo”. As águas continuaram a subir e o homem se refugiou no andar de cima. Mais uma vez, agora com um bote de borracha, os socorristas vieram ajudar. “Não preciso dessas modernidades”, respondeu o idoso. “Deus irá me socorrer”. E a água continua a subir, de modo que o senhor já estava sentado no forro da casa. Com um helicóptero se aproximou o socorro: “Rápido, entre no cesto que nós lhe levaremos para um lugar seguro”. Mas o idoso não quis saber de socorro aéreo.
As fortes águas acabam derrubando a casa e o homem morre afogado. Diante do trono de Deus o homem reclama: “Deus, você não me recompensou de acordo com minha fé. Esperei pacientemente pelo teu socorro... e nada”.
O fim da história, já conhecemos. Deus havia providenciado várias formas de socorro, usando ferramentas apropriadas e mão de obra especializada, mas toda ajuda foi negada pelo idoso e piedoso senhor.
“O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor. Todos os caminhos de uma pessoa são puros aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda o espírito”. Provérbios 16:1-2
É desta forma que Deus está próximo de nós, nos dando entendimento e consciência das circunstâncias que nos cercam. Nos presenteia com prudência para observar os sinais da Sua graça e cuidado em nossa vida.
Estamos nos perguntando de que forma será a nossa vida à frente. Quando esta pandemia nos dará uma trégua? Vou escapar da infecção? E o Natal? Perguntas estão sem respostas. Muitas convicções nossas são abaladas, “mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor”, nos faz lembrar o texto de Provérbios.
Gente querida! Acabamos de entrar no tempo de Advento. Um tempo muito precioso para exercitar o esperar e a cuidar de nós e das outras pessoas. Deus não abre mão de cuidar de nós; vem ao nosso encontro. Vamos corresponder com amor e cuidados pelas pessoas que estão ao nosso lado e lembrar: Deus está mais próximo do nós que podemos imaginar.
Advento: Ele vem ao nosso encontro diariamente. Vamos acolher Deus em nosso coração.
Oremos: Senhor Deus e Pai, tu és justo e nos trazes salvação. Tu tens um piedoso coração. Teu trono é lugar seguro para cada uma e cada um de nós. Em tuas mãos está o cetro da graça divina. Permita que percebamos sempre a tua proximidade e guarda-nos, salva-nos filhas e filhos teus. Amém.
Tenham um alegre e abençoado tempo de Advento.