Deus: nosso refúgio!
“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, socorro que não falta em tempos de aflição. Por isso, não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano. Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam, e os montes tremam violentamente”. SALMOS 46.1-3
O salmo 46 é um salmo de confiança. Nele o Salmista nos apresenta uma oração para os momentos de maior adversidade em nossa vida. Não importa o que aconteça, não importa o tamanho da adversidade, para ele, Deus é o refúgio e a fortaleza nesses momentos.
Dizer que Deus é o nosso refúgio e fortaleza significa afirmar que n’Ele encontramos toda força e proteção necessárias, independentemente das circunstâncias que possam nos afligir. Foi ao ler que Deus é o nosso refúgio e fortaleza que Martinho Lutero, por exemplo, compôs seu conhecido hino “Castelo Forte é Nosso Deus”.
A palavra refúgio traduz um termo hebraico que significa literalmente “um abrigo”. Esse termo era usado no sentido de indicar um lugar apropriado para se proteger do perigo de um temporal. Já a palavra fortaleza traduz um termo que significa “poder” ou “força”, e vem de uma raiz hebraica que transmite a ideia de “ser forte”, “prevalecer” ou “tornar firme” e “fortalecer”.
Assim podemos entender que em tempos de adversidades, quando tudo parece ruir, Deus é aquele no qual podemos nos abrigar e onde somos fortalecidos para enfrentar as tempestades da vida.
Querido irmão/querida irmã em Cristo:
Enquanto estivermos nesse mundo, não estaremos livres das adversidades. Vários são os momentos em que percebemos o quão frágeis, pequenos e impotentes somos. Nesses momentos, onde vamos buscar abrigo e forças? A Palavra do Salmista nos anima a buscarmos em Deus a proteção e força que necessitamos.
Em Mateus 11.28, temos o convite e a promessa de Jesus onde Ele diz: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei”.
Pa. Haidi Leschewitz Madeira
Paróquia de Concórdia