Prédicas e Meditações



ID: 2931

Desde o meu nascimento, fui entregue aos teus cuidados - Salmo 22.10

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

12/03/2021

Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Bianca Bartsch, pastora na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e atuando na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Castro, Paraná.

Quanta angústia o ser humano é capaz de suportar?

Talvez possamos pensar em situações de extremo sofrimento, por exemplo, os relatos de sobreviventes dos campos de concentração nazistas. Ou ainda, ao sermos testemunhas de pessoas enfrentando graves enfermidades... provavelmente também tenhamos experimentado em alguma medida sofrimento, angústia e abandono na própria história de vida.

O Salmo 22 é considerado o Salmo da Cruz. Há nele uma mistura de louvor e lamentos. As palavras são peculiarmente apropriadas ao Cristo sofredor na cruz, que declara a exclamação do salmista: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”. Um salmo messiânico, exclamado pelo próprio Messias, composto a partir da experiência de desespero de Davi. Apesar de ser um Salmo de lamento, também são encontradas palavras de consolo e que são fundamento de fé, mesmo no momento da aflição. O versículo 10 do Salmo 22 diz: “Desde o meu nascimento, fui entregue aos teus cuidados; desde que nasci, tu tens sido o meu Deus.”

Nessa oração, Davi procura em sua memória algo em que possa prender um fio de esperança. O que ele encontra de apoio está em sua história de vida pessoal. Deus deu-lhe a vida. A mais preciosa dádiva, mesmo que atingida por dor e sofrimento em tal momento, é graça do Senhor para ele.

Eu te convido a olhar para a sua história, mas lhe convido a fazer isso por meio de Jesus Cristo. O valor da sua vida é tão alto e precioso, que Deus entregou seu filho único, nascido de mulher, para ser a decisiva declaração do Seu amor por ti. Cristo chegou às últimas consequências do sofrimento, angústia e abandono para tomar sobre si o castigo e nos conceder a paz. É por meio de Cristo, que Deus nos convida a perceber a sua intenção e propósito para nossas vidas, nossas relações e para toda Sua criação. Seja Cristo, em meio à angústia, a Sua paz. Amém.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.


Autor(a): Bianca Bartsch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 22 / Versículo Inicial: 10
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61767
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br