Muitas vezes luteranas e luteranos se perguntam: de onde vem e qual o significado do feriado Corpus Christi? Para encontrar uma possível resposta é preciso voltar nosso olhar para a origem desta data, que consta no calendário como um dos mais renomados dias santos da Igreja Católica Apostólica Romana.
O Dia Santo de Corpus Christi foi introduzido no calendário em 1264 pelo Papa Urbano IV. Já em 1317 o Papa João XXII define a segunda quinta-feira após Pentecostes para santificar este importante Dia Santo Católico, para celebrar o “Corpo e Sangue do Santíssimo”. Onde a Hóstia Consagrada – a Eucaristia é comungada e adorada pelos fiéis.
Conforme relatos no ano 1263 o Sacerdote da Boemia Peter de Praga, numa viagem de peregrinação a Roma, celebrou uma Missa na Igreja da Cristina de Bolsena. Em meio à celebração eucarística ele duvidou da veracidade da transformação dos elementos – pão e vinho – em corpo e sangue de Cristo. Afirma-se assim, que neste momento teriam pingado algumas gotas de sangue da hóstia. Este teria sido o motivo primas para uma primeira procissão de Corpus Christi, que aconteceria um ano após esta visão. A este relato segue também de forma semelhante a visão de Santa Juliana de Lüttich, que vivia no século 13, como freira no Convento de Mont Cornillon, onde se festeja pela primeira vez em 1246 a festa em homenagem à Hóstia Consagrada do Santíssimo.
Após o Concílio de Trento (1545 – 1563) a festa se desenvolveu como um sinal demonstrativo da fé católica. Lembrando que este Concílio se instala no período da Contra Reforma. Lutero contra argumenta estas visões, pois para ele faltariam os elementos bíblicos justificáveis.
Concluindo esta meditação poderíamos nos colocar como desafio, observar com cuidado e atenção e questionar:
No atual momento histórico, onde está o sofrimento do Corpo de Cristo?
Que visões alimentam a nossa fé em meio a estas pandemias?
Assim, desejo a todas e todos a graça e paz de Deus.
P. Inácio Lemke
é Pastor Emérito
Presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC
Membro do Conselho Deliberativo do Insituto Luterano Campos Verdejantes
Ex-Pastor Sinodal do Síndo Norte Catarinense
reside em Pomerode - Santa Catarina
Sínodo Vale do Itajaí