Terça-feira última, devido a um atropelamento, uma pessoa muito próxima de mim perdeu seu netinho de 11 anos. Estou triste! Nessas horas fico sem saber o que dizer e daí me decidi a escrever...
Deus diz em Isaías 66.13: “Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei”! Deus quer confortar; voltar-se às pessoas que Dele precisam. Eu, desde o dia da minha concepção, sempre precisei disso.
Há problemas por todos os lados. Guerras, assassinatos, desequilíbrios, destruições, expulsões, fugas, medos, ódios. Fazer o quê? Buscar conforto. Sem consolo, ninguém pode suportar as necessidades e os desafios que a vida propõe.
A Bíblia usa imagens femininas para esse consolo. Nós carecemos de exemplos dessa “tintura” porque temos necessidades de carinho. É forte a imagem da mãe consolando seu filho pequeno. Em nenhum outro lugar experimentamos segurança à flor da pele como no colo da nossa mãe.
O consolo da mãe é verdadeiro. O conforto de Deus também é, pois através dele as pessoas ganham nova força. Notem que o consolo não tira o sofrimento. No entanto, ele pode fazer sumir a nossa “paralisia”; acabar como nosso sofrimento; promover força para que possamos carregar o aquilo que precisa ser carregado; presentear a liberdade para o enfrentamento das mudanças que se inserem nas nossas vidas.
O nosso Deus sabe consolar. Isso se torna bem visível quando Jesus Cristo sofre e supera toda a nossa tristeza. Sim, Deus sempre está do nosso lado quando experimentamos a gi tristeza. Para a cristandade Deus é a razão mais profunda de todo consolo. Desejo-lhe tal conforto de cura amiga, amigo!