Estimados e estimadas conciliares.
Como fortalecer a esperança em tempos de pandemia?
O Sínodo Sudeste refletiu 03 caminhos:
1. Apoiar-se na promessa que Deus fez a Josué. Josué teve medo de liderar o povo de Deus. Então Deus o encheu de esperança e coragem ao dizer: Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for! (Josué 1.9)
Ministros, ministras e lideranças da IECLB ouviram de Deus o mesmo e por isso encheram-se de coragem diante das incertezas que a pandemia trouxe. O Espírito Santo soprou entre nós e o novo aconteceu.
2. A Esperança se renova quando lideranças se unem. As distâncias entre paróquias no Sínodo Sudeste chegam a mil quilômetros em alguns casos. A pandemia e a dinâmica virtual nos aproximou. As lideranças se abraçaram e juntas seguiram o caminho. Deus nos uniu e da união nasceu força para a caminhada.
3. Cremos que a saudade também é fonte de renovação da esperança. A saudade traz à memória as coisas bonitas vividas na comunitariedade da fé. Por elas Deus escreveu do seu amor em nosso coração. E a saudade é agora o jeito que Deus encontrou de nos dizer: cuidem-se ainda mais um pouco e amanhã poderão novamente encontrar-se em comunhão.
No Sínodo Sudeste, creio, será assim. Deus nos guarde em seu amor. Amém.