Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Alfredo Jorge Hagsma pastor na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Paróquia Cristo Salvador em Curitiba, vice pastor-sinodal do Sínodo Paranapanema. O tema de nossa reflexão para este momento é: Atração e Diálogo.
Quando lemos no livro do profeta Isaías 60.3: “Atraídos pela sua luz, os povos do mundo inteiro virão; o brilho do seu novo dia fará com que os reis cheguem até você.” Compreendemos que a nova Jerusalém, anunciada pelo profeta terá o poder de atrair, a partir de sua luz, povos do mundo inteiro, até mesmo reis poderosos serão atraídos e virão ver a nova Jerusalém. Esta palavra do profeta nos remete para uma passagem do Novo Testamento, onde reis ou sábios do oriente foram atraídos até o menino Jesus e o adoraram, mas também pastores de ovelhas, pessoas simples do campo foram atraídas por Jesus e o adoraram.
Muitas coisas podem atrair a nossa atenção. Poderíamos aqui listar uma série delas como por exemplo: o poder, o dinheiro, a fama..., enfim; mas o apóstolo Paulo o faz com excelência, quando na carta aos Gálatas 5:19-21, afirma: “As coisas que a natureza humana produz são bem-conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas”. Prezados irmãos, prezadas irmãs, é visível que muitas coisas citadas pelo apóstolo tem nos atraído como pessoas. No entanto, tudo poder ser diferente. Paulo também diz: “Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio.”
E quanto a nós, o que tem nos atraído nestes tempos? Que seja a disposição para o diálogo amoroso, que seja a hospitalidade, que seja a solidariedade, que seja o respeito pela vida, que seja a compreensão com quem pensa diferente...Clamamos a Deus para que nesse dia sejamos atraídos e atraídas pela causa de Cristo. Amém
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.