As Pedras.
As Pedras é o título de um artigo de um autor desconhecido que assim escreve:
“Um consultor, especialista em “Gestão de Tempo”, quis surpreender a platéia durante uma conferência. Tirou de baixo da mesa um frasco grande, de boca larga. Colocou-o sobre a mesa, ao lado de uma pilha de pedras do tamanho de um punho e perguntou: Quantas pedras vocês acham que cabem nesse frasco?
Após algumas opiniões dos presentes, o consultor começou a colocar as pedras, até encher o frasco. Perguntou, então: Está cheio? Todos olharam para o frasco e disseram que sim. Em seguida, ele colocou um saco com britas bem pequenas sobre a mesa. Colocou parte das pedrinhas dentro do frasco e agitou-o. As pedrinhas penetraram nos espaços encontrados entre as pedras grandes.
O consultor sorriu, com ironia, e repetiu: Está cheio? Dessa vez os ouvintes duvidaram: Talvez não... Muito bem, exclamou o consultor, pousando sobre a mesa um saco com areia, que começou a despejar no frasco. A areia infiltrava-se nos pequenos buracos deixados pelas pedras e britas. Está cheio? Perguntou de novo. Não! Exclamaram os ouvintes.
Pegou, então, um jarro e começou a derramar água dentro do frasco, que absorvia a água, sem transbordar. Deu por encerrada a experiência e perguntou: Bom, o que acabamos de demonstrar? Um participante respondeu prontamente: Não importa quão cheia esteja nossa agenda. Se quisermos, sempre conseguiremos fazer com que caibam outros compromissos. É uma explicação bem lógica, destacou o consultor. Mas, outra interpretação possível para a ilustração é que, se não colocarmos primeiro as pedras grandes, nunca seremos capazes de colocá-las depois.
E quais são as grandes pedras de nossa vida? É a família! São os amigos! Pode ser nossa relação com Deus! O resto é resto e encontrará seu lugar de acordo com o principal”.
Ao iniciarmos mais um novo ano, é razoável que planejemos os dias que estão a nossa frente. A Palavra de Deus nos diz: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6.33.
Na vida sempre temos urgências e prioridades. Em geral acabamos por dedicar o nosso tempo as urgências e esquecemos das prioridades. As coisas urgentes nunca deixarão de constar em nossas agendas. Por isso é vital que nos dediquemos às prioridades da nossa vida. O que realmente é importante em nossa vida?
Quanto tempo perdemos com coisas fúteis que não nos levam a nada, enquanto Deus nos espera para nos abençoar; enquanto nossa família nos espera para um convívio fraterno. Nossa prioridade sempre deve ser o relacionamento com o nosso criador e com as pessoas amadas que Deus colocou ao nosso lado.
Tudo neste mundo passa, mas os abraços, os sorrisos, e os apertos de mãos permanecem para sempre! Pense nisso!
Um abençoado final de semana.
Pastor Vanderlei Closs