Prédicas e Meditações



ID: 2931

APRENDENDO A SER CONSTANTES: LUCAS 18.1-8

2ª Meditação

13/06/2017

Segunda meditação sobre o tema constância escrita pelo P. Giberto Weber. Cada terça feira postaremos uma das meditações, num total de sete. Acompanhe e reflita sobre esta grande virtude.

2ª meditação

Na meditação anterior você aprendeu o que é constância e como nosso Deus é constante. Hoje quero dar uma dica bem prática para o desenvolvimento da constância em sua vida.

A primeira coisa a fazer é:

1 – Vencer a Mediocridade. Mediocridade é toda a atitude que não é boa e nem ruim. O aluno medíocre é aquele que fica sempre na média. A pessoa medíocre é aquela que não surpreende ninguém. Faz apenas o que deve ser feito sem entusiasmo, sem alegria. E a mediocridade é irmã gêmea da preguiça.

Salomão já advertia os seus súditos sobre a desgraça que é a preguiça na vida de uma pessoa. Veja o que diz Provérbios 6.9-11:

“Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe sobrevirá como um homem armado”.

Ninguém prospera na vida sem esforço. Todo trabalho honesto para prosperar precisa de esforço. O comodismo é a pior praga na vida de um homem. Qual será o futuro de uma jovem quando namora um preguiçoso? Qual será o futuro de um rapaz que sonha em constituir uma família se a namorada tem preguiça até para pentear o cabelo? Qual será o futuro de uma empresa se tiver empregados medíocres e preguiçosos? Que sociedade teremos se os cidadãos forem medíocres?

Os dez mandamentos do preguiçoso começam com a idéia de que nada na vida vale o esforço. O último diz: prefira sempre o conforto e o prazer, nunca o dever. Pergunto nesta época de campanha, os candidatos são trabalhadores? Eles em algum momento da vida já se dedicaram para o bem desta cidade ou foram cidadãos mais ou menos. Se dedicaram pela comunidade, pela escola, por pessoas? A preguiça é uma praga na família, na sociedade e na comunidade. Deus não abençoa a vida de preguiçoso. Certa vez um pastor disse que cansou de preparar as prédicas. Disse que de agora em diante ele esperaria que Deus falasse direto sem ele precisar se preparar. E passou a semana folgado, chegou domingo de manhã e ele caminhava de um lado para o outro. Um presbítero perguntou: Pastor o senhor não vai começar o culto? O pastor disse: Calma estou esperando Deus falar comigo? E Ele ainda não disse nada. Ele está o tempo todo me dizendo: Seu preguiçoso, seu preguiçoso.

Muitas pessoas invejam os outros, mas não querem se esforçar.

O famoso pintor Michelângelo gastou oito anos de sua vida pintando o teto da capela Sistina. Pintou a cena do juízo final. 8 anos subindo em andaimes, pintando deitado sobre duas tábuas. Fez mais de dois mil rabiscos antes de desenhá-los na parede. Um de seus amigos um dia perguntou: Para que ser tão perfeito? As pessoas nem vão perceber estes detalhes a 10 metros de altura”. Ele respondeu: “Mas eu percebo”.

Ninguém chega ao sucesso sem disciplina.

Airton Sena, ganhou a fama de ser o maior piloto de corrida do mundo em dias de chuva. Conseguia dirigir em alta velocidade sem rodopiar. Era um artista na chuva. Tanto é que quando ele não estava numa boa corrida a torcida vibrava quando chovia. Poucos sabem que Airton Sena justamente aproveitava dias de chuva para treinar. Enquanto outros pilotos estavam confortáveis tomando um chocolate quente, Airton estava na pista, enfrentando chuva e frio, para se tornar o melhor. Ninguém prospera se não tiver excelência. Vença a preguiça. Levante-se. Faça o melhor. Procure se esforçar para ser melhor nos estudos, no trabalho em tudo o que você fizer. Não faça as coisas de qualquer jeito. A natureza mostra a excelência: uma abelha viaja quatro mil e duzentas vezes para produzir uma colher de mel. Ela não poupa esforços. Aliás, pessoas que fazem atividades físicas vivem mais e melhor do que os preguiçoso.

Pense nisso. Amém.


Autor(a): P. Gilberto Weber
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 42624

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
REDE DE RECURSOS
+
O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br