Prédicas e Meditações



ID: 2931

Ano novo? O que há de novo?

Meditação para Véspera de Ano Novo

31/12/2022

 

Tenho a impressão de que a única coisa que muda no “ano novo” é o calendário. O ser humano, porém, continua o mesmo! Cheio de ódio, pronto para a violência, carregado de preconceitos e com quilos de pedras em suas mãos. O ano é novo, mas o ser humano é o mesmo “velho ser humano de sempre”. Continuamos olhando para o poder, enquanto o evangelho nos ensina a olhar para os mais fracos; continuamos olhando para a glória enquanto o evangelho nos ensina a olharmos para os que sofrem; continuamos olhando para cima enquanto Deus olha para baixo.

Eu sei... Esse não é o tipo de mensagem que você esperava ouvir no dia da véspera de ano novo. Mas eu preciso ser realista. Preciso ter pé-no-chão. Não posso hoje cair na tentação de manifestar a fé de uma maneira alienada, ou seja, desconectada da realidade. Na verdade, essa é a grande tentação: abandonar a cruz para pegar atalhos e tornar as coisas mais fáceis através dos nossos jeitinhos. Nossa teologia, porém, é teologia da cruz! Teologia da cruz que olha pra Cristo no passado e para os que a igreja e a sociedade crucificam hoje no presente – bem diante dos nossos olhos e bem debaixo dos nossos narizes.

Se o ser humano não mudar, o ano chamado de “novo” será apenas mais um ano “velho” de mesmos hábitos, costumes e farsas. Se nós não mudarmos, o ano não muda! Portanto, faça da virada do ano a verdadeira virada na sua vida. Somos tão criativos. Já alcançamos tantas coisas. O ser humano já pisou na lua, mas ainda precisa aprender a amar como Jesus amou.

O que desejo para você em 2023 é que você seja uma pessoa criativa. Sim! Pessoa criativa para o amor! Pessoa criativa para a paz! Pessoa criativa para a inclusão! Pessoa criativa para o diálogo! Pessoa criativa para a reconciliação! Pessoa criativa para a vida! E que o amor seja sempre muito mais criativo que o ódio; que a paz seja sempre muito mais criativa que a guerra; que a superabundância da vida seja sempre muito mais criativa que as forças que produzem a morte: a fome, a violência, o desamparo, o abandono, a guerra, a injustiça.

Dito isto, com pé-no-chão, olhos focados para ver, ouvidos atentos para ouvir com empatia e com mãos disponíveis para a obra, desejo que tenhas um 2023 de esperança, paz, justiça e amor. Amém.


P. William Felipe Zacarias
 


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 25 / Versículo Inicial: 31 / Versículo Final: 46
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 69345
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br