Entregue o seu caminho ao Senhor,
confie nele, e o mais ele fará.
Salmo 37.5
Seis anos atrás, não poderia acreditar que aconteceria tanta coisa. Novas pessoas conhecidas, outras tantas reconhecidas. A partir daquela ideia de “será possível?” até estas linhas muito aconteceu. Em Passo Fundo, lembrei do versículo acima e pensei se Deus quiser, poderei voltar ao Rio de Janeiro e ser pastor que terá um olhar cuidadoso principalmente com as pessoas mais necessitadas. Sim, fui chamado para servir à Paróquia. Mas, somente à Paróquia. Aprendi que a realidade é diferente daquilo que se sonha. Aprendi que os caminhos do Senhor nem sempre são como queremos. Mesmo assim, por vias desconhecidas, Deus guia.
Decidi não pedir a renovação do contrato. Mesmo permanecendo no Brasil, não teria condições para continuar sendo pastor somente de uma parte da Paróquia. Mas, continuo entregando o meu caminho ao Senhor, deixando que me guie. Agora, confiando nas suas possibilidades para mim e minha família ainda que na Alemanha não tenha nada certo.
Parte do que desejaria transmitir, expressei no culto de despedida com o Pastor Sinodal no passado 26/09. Nesse culto, exortei as pessoas para que cuidem a quem seguir e a quem deve ser dada honra (Soli Deo Gloria = glória somente a Deus). Eu passarei e em verdade muitos passarão (ainda que não queiramos). Deus é quem permanece firme, fazendo realidade os seus planos.
Neste meu último texto, quero deixar aqui a minha gratidão. Quero agradecer a todas aquelas pessoas que se esforçaram para que a Paróquia Bom Samaritano continuasse sendo uma comunidade da IECLB. Agradeço a todas as pessoas que foram eleitas para servir no Conselho Paroquial, assim como também todos aqueles que serviram dedicando o seu tempo, dons e dinheiro para que a Palavra divina tenha sido pregada e vivida desde pequenos bebês até pessoas centenárias. Agradeço a aqueles que sem egoísmo ou ânimo de lucro pessoal foram irmãos e irmãs na fé.
Meu muito obrigado!
P. José Kowalska