Prédicas e Meditações



ID: 2931

A Visita dos Magos / Parte IV...

08/01/2022

 

Comprar e dar presentes é uma arte fácil e complicada ao mesmo tempo. Algo de pouco valor monetário pode ser muita utilidade. Por outro lado, algo caro pode ser totalmente inútil. Os magos partiram do oriente não sabendo bem o destino ou quem seria o presenteado. O que levar? De antemão, eles estavam cientes de que encontrariam um rei. Então, escolheram ouro, incenso e mirra. Surpreenderam-se ao ver um menino na estrebaria. Será que acertaram na escolha dos presentes? Aos olhos humanos, podem ter sidos escolhas estranhas. Aos olhos de Deus, com certeza, houve inspiração. O ouro sempre foi usado como tributo às autoridades. É sinal de realeza. Aponta ao caráter real já anunciado pela estrela que, posteriormente, se torna concreto. Contudo, diferente dos demais monarcas que procuram a glória humana, Jesus é rei com governo espiritual. Evidentemente, o Reino de Deus não carece das riquezas do mundo. Jesus não precisava de ouro. Mas, José e Maria fizeram bom uso do ouro na escapada ao Egito. Tais recursos foram providência divina. Reflita comigo... Deus não necessita do nosso dinheiro. Mas, a igreja precisa de recursos para manter-se e fazer missão. Se a gente não oferta, a igreja como estrutura para. Porém, a propagação do Evangelho, não. Os outros presentes foram incenso e mirra, dois aromas que desde sempre foram usados em rituais sagrados. O incenso agrada a Deus. O aroma dos sacrifícios, também. Tal presente aponta ao sacerdócio de Jesus, que liga céus e terra. Por fim, a mirra era usada também como perfume no preparo de corpos à sepultura. Ou seja, o presente aponta ao sacrifício de Cristo. Com seus presentes, os magos apontavam ao caráter da missão do Rei Menino: Real, sacerdotal e salvador.

De Hinos do Povo de Deus, “Obrigado Pai Celeste”...
 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Obrigado Pai Celeste.mp3


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 65868

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br