A Viagem da Vida - Acompanhando a experiência de Esdras na sua Viagem a Jerusalém.
Primeira parte (Comunicamos que a cada terça-feira postaremos uma nova parte sobre este estudo da viagem de Esdras até Jerusalém. São um total de 7 partes escritas pelo P. Gilberto Weber de Luzerna/SC)
1 - Boa Viagem!!! “...a boa mão do Senhor, o seu Deus estava sobre ele” Esdras 7.6b “Tenham todos uma boa viagem”.
Estes são os votos da aeromoça, do motorista do ônibus ou de nossos queridos antes de partirmos. Viajar sempre causa um misto de ansiedade, temor e expectativa. Como será a viagem? O que encontraremos durante o percurso? Qual será nossa reação ao chegarmos no destino final?
Nesta semana queremos acompanhar Esdras em sua emocionante viagem para Jerusalém. Um caminho difícil em virtude da distância e que levaria quatro meses. Esdras, filho de Seraias era um homem temente a Deus e profundo conhecedor da Lei de Moisés. Ele é vocacionado para continuar a reconstrução do templo de Jerusalém. Oitenta anos antes já houve uma leva de 50 mil israelitas que haviam sido repatriados.
Nesta segunda viagem migratória, Esdras está acompanhado com 1.500 homens além de mulheres e crianças. Qualquer pessoa que quisesse poderia participar da viagem (7.13). Aqui percebemos algo muito importante, o povo de Deus não viaja sozinho. Eles deixam a Babilônia animados, estão confiantes, porque Esdras vai na frente. Seu nome significa “Deus é auxílio”.
Hoje também não viajamos sozinhos, temos a promessa da companhia de Jesus, o nosso cicerone. Ele prometeu que estaria conosco “todos os dias” (Mateus 28.20). Que esta certeza te anime nas viagens deste dia.
“Senhor, nossa vida é marcada por constantes idas e vindas. Por isso, pega na minha mão, me mostra a direção e me leva pra onde Tu quiseres”.