Irmão e irmã, a paz.
Você crê na 2ª vinda de Cristo? O fim do calendário litúrgico nos faz refletir sobre os últimos dias.
Em Apocalipse capítulo 22, versículo vinte lemos: “Aquele que dá testemunho de tudo isso diz: Certamente venho logo! Amém. Vem, Senhor Jesus!”
João expressa uma fé confiante na 2ª vinda de Cristo. Nós também, no Credo Apostólico. Mas ninguém sabe como isto se dará.
Martim Lutero de um jeito muito pedagógico, comparou este tempo de ansiedade e espera pela vinda como a pessoa doente. A pessoa está doente e vai ao médico. Após consulta, o médico aplica uma medicação. Então cria-se a seguinte situação: a pessoa ainda está doente, com febre e dores, mas vive a esperança de que amanhã estará melhor pois foi medicada. Mas hoje ainda não está boa. Se não tiver cuidado poderá ter uma recaída e piorar sua situação.
Vivemos o mundo das dores e desencontros, um mundo “doente”. Mas é um mundo medicado pela fé. Em meio ao caos ouve-se a voz da promessa de Cristo que diz “vou voltar” e devolver a todas as pessoas abundância de vida (João 10.10), paz (1 Ts 5.23), justiça, redenção (Lc 21.28) e vida eterna (1 Co 15.35ss).
A fé na promessa da segunda vinda de Cristo mantém em nós a esperança que aponta para além das dores do momento e nos dá a certeza de que vale a pena perseverar em Cristo.
Nós já somos pessoas medicadas pela fé para acrescer esperança a um mundo doente, injusto e violento. Nossa voz é convidada a ecoar o fim deste tempo e a vinda de um novo tempo em Cristo.
Apocalipse 22.20 é o penúltimo versículo da Bíblia. Também as dores hoje experimentadas são penúltimas, pois a última palavra é da vida abundante em Cristo Jesus. Nisto cremos.
Amado Deus. Como é bela tua mensagem de esperança. Ela nos é luz e fonte de amor para um dia difícil. Torna nosso dia mais leves. Dá-nos a certeza de que o tempo difícil não durará para sempre e que, ao voltares, tornarás concreta e real a paz tão sonhada e desejada. Até lá, Senhor, mantém em nós esta fé viva que, movida pela esperança, se coloca em movimento. Por Jesus Cristo, amém.