Prédicas e Meditações



ID: 2931

A Espiritualidade na cidade contra o consumismo de nossos dias.

28/06/2016

Jo 4.23-24 : “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

A Espiritualidade Cristã inicia com o Batismo, centro da Comunidade, e espera-se que a pessoa exerça ao longo de toda a sua vida. Sabe se que hoje em dia é difícil viver na cidade – em 1950, 29% da população mundial vivia na cidade , em 1990 50% da população e em 2025 mais de 60% da população mundial viverá na cidade segundo estudos das Nações Unidas.

A vida em comum, o domínio público as diferenças de idade, etnia, cultura, religiões – são elementos da grandiosidade na vida da cidade – ao longo da história as cidades bem sucedidas necessitaram proporcionar segurança, fomentar o comércio e criar um espaço sagrado.

Espiritualidade é a noção da transcendência o sentido da vida é construído para além desse mundo, ou das coisas materiais. E nesse sentido a vida precisa ser “descente – não no sentido moralista, mas descente que vem do prefixo do latim dec que significa ornar , enfeitar – embelezar viver em harmonia”. O contrário disso é a vida indecente que vivemos nas cidades : a quebra com o coletivo, poluição, materialismo, consumismo, alienação, a falta de compromisso sócio ambiental – São Paulo por exemplo com a questão da falta de água – o governo tentou colocar pra baixo do tapete esse grave problema.

Na sociedade atual tem se a ilusão, que o dinheiro compra tudo. Essa é a sedução da babilônia em shoppins centers você entra parece estar em outro mundo , ar condicionado , os espaços para alimentação como catedrais – nos tornamos consumidores vorazes.

Na contramão dessa realidade perversa – está a Graça, o amor de Deus, a salvação em Cristo Jesus, que não tem preço, Cristo nos resgatou para vivermos em liberdade. Como podemos viver nossa espiritualidade? Espiritualidade é diferente de religiosidade – viver a espiritualidade é viver dia a dia na presença de Deus é obra do Espírito de Deus na vida versus ao misticismo tão ecoado em algumas religiões de nosso tempo. Espiritualidade tem a ver com os frutos do espirito – amor, paciência, relacionar se com o próximo conforme Ef 2.8

A espiritualidade está ligada diretamente com a leitura da palavra de Deus, com a meditação, com o autoconhecimento; a oração. Viver em comunidade é terapêutico. Formamos vínculos amizades que nos ajudam a enfrentar os problemas da vida. A cidade por si mesma deveria ser um espaço sagrado da existência humana para nos tornar consumidores responsáveis; espaços para o silêncio.

Trazer a espiritualidade para nossas vidas é uma busca pelo melhor de nós –“ é assumir pequenos gestos como colocar uma flor na mesa, sentir a beleza, cultivar jardins nos quintais, andar de bicicleta, cantar boas músicas, escutar o barulho da agua que limpa nossas mágoas, olhar nos olhos, estender a mão ao pobre”. Que possamos adorar a Deus em Espírito e em verdade com esses pequenos gestos. Amém !
 


Autor(a): P. Francisco Rafael Soares dos Santos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 38495

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br