Era quinta-feira, dia 31 de outubro de 2013. O sol se fazia presente enquanto nós nos esmerávamos para experimentar algo novo: Celebrar o dia da Reforma Luterana durante o dia inteiro. O salão da Paróquia da Paz e o pátio do Colégio Bom Jesus, seriam o palco onde o sonho do nosso Café e do nosso Bazar da Semana da Reforma Luterana seria verdade.
E assim foi. A cafeteria foi aberta às 9horas da manhã. O aroma do café coado na hora invadia o ambiente, e a expectativa das pessoas que trabalhavam no projeto crescia a cada instante.
Tínhamos apostado na divulgação daquele evento. Foi em vista desta aposta que não vendemos nenhum cartão antecipado. Os primeiros a nos prestigiar foram os alunos do Colégio Bom Jesus que vieram fazer seu gostoso lanche. Enquanto eles saboreavam os quitutes, soltavam frases do tipo: - Que delícia estas cucas! Elas se parecem com as que a minha avó faz. Enquanto isso, o burburinho se intensificava na medida em que o público se acomodava nas bonitas mesinhas e consumia pedaços de tortas, bolos, cucas, salgados e claro, o bom ambiente.
As tendas instaladas no pátio abrigavam os belíssimos artesanatos produzidos pelos grupos de OASE e Diaconia. De um lado estava o Brechó que simplesmente foi a oportunidade de consumo para todas as pessoas que nos visitaram. Do outro lado estava a livraria que batizamos de Katharina von Bora. Tudo era um sucesso. Os estandes que foram expostos nas dependências do evento divulgavam os trabalhos diaconais desenvolvidos na Comunidade Evangélica de Joinville e no Sínodo Norte Catarinense. Os banners alusivos à Reforma Luterana decoravam as paredes e apontavam para o fato de que pertencemos à Igreja Luterana por graça e fé.
Um dos pontos altos do evento que nomeamos de “Café e Bazar da Reforma Luterana” foi a boa comunhão, o entusiasmo, o engajamento e a alegria que era perceptível no rosto das 127 pessoas que trabalharam no evento.
Era bonito de se ver. Os visitantes tomavam o seu café na companhia de pessoas queridas e os seus diálogos descontraídos enchiam aquele lugar de alegria. A verdade é que celebramos o Dia da Reforma com brilho no olhar e com a certeza de que promovemos bons encontros, convívio e muita, muita comunhão a quem nos visitou. Quando o relógio marcou 18h do referido dia 31, nós encerramos o evento. Naquele momento todas; todos nós estávamos exaustos, mas felizes com o êxito.
Mais de oitocentas pessoas prestigiaram nosso Café e Bazar da Reforma Luterana, evento este que fez parte dos festejos da Semana da Reforma Luterana da Comunidade Evangélica de Joinville. Retornamos para os nossos lares alegres por termos realizado esse sonho sonhado por muitas e muitos de nós. Nosso olhar já se dirige para o Dia da Reforma que será verdade em 2014. Aquilo que dá certo, precisamos repetir e incrementar. Concordam comigo!!?
Veja tudo sobre o Dia da Reforma 2013.