Bom dia! Sou Johannes Karrer. Estou muito feliz porque posso me apresentar para vocês. Minha cidade natal chama-se Erkheim e fica há cem quilômetros ao leste de Munique, ao sul da Alemanha. Tenho 20 anos e já terminei um curso para electro-técnico numa empresa alemã. Agora estou fazendo parte do intercambio da Mission EineWelt. Essa organização faz parte da Igreja Luterana da Baviera (ELKB) e é responsável por manter bons contatos entre a ELKB e as igrejas irmãs no mundo e criar novas amizades. Mission EineWelt também organiza muitos intercâmbios quase no tudo mundo. No Brasil, estão no momento sete intercâmbistas para o biênio 2008/09. Maren Manz e Carina Rosenstein estão em Vitória/ES, Thomas Rühl em Viamão/RS, Gabriela Röber em Belo Horizonte/MG, Annette Höffer em São Paulo/SP, Moritz Schleissing em Florianópolis e eu em Joinville. Cheguei aqui no dia 25 de agosto e moro na casa da pastora Mayke Kegel.
Gosto muito de conhecer outras culturas, outro país, outra mentalidade. Acho que os brasileiros são muito otimistas, calmos e abertos para coisas desconhecidas. Quando descobri isto fiquei muito impressionado.
Mas, o que faz este rapaz da Alemanha no Brasil, cidade de Joinville? Então, estou conhecendo o projeto missão no Morro do Meio, ligado a Paróquia São Marcos e também o trabalho com pessoas com deficiências da paróquia Cristo Redentor. Projetos existentes dentro da Comunidade Evangélica de Joinville. Quanto mais consigo entender e falar português tanto mais posso apoiar. Quatro dias por semana estou no Morro do Meio. Lá, ajudo nas aulas instrumentais e no coral infantil, cuido das crianças, brinco e faço artesanato com elas. Acho que o projeto no Morro do Meio já agora é um grande apoio para as famílias mas ainda pode crescer muito mais. A dedicação dos voluntários e do Mário Ângelo Pfützenreuter, o missionário do projeto, é enorme mas ainda são poucas pessoas, carece de mais voluntariado.
Vou ficar até fim de agosto de 2009 e quero usar essa ocasião para dizer muito obrigado para a pastora Mayke, para o Mário Angelo e para todas as pessoas que estão me ajudando durante este período. Deus fique com vocês! Espero que eu consiga ser um diferencial nesta boa obra dirigida por Deus.
Johannes Karrer
Par. São Marcos