Com a presença da Pastora Presidente Sílvia Beatrice Genz, a Comunidade Evangélica de Joinville (CEJ) celebrou os 502 anos da Reforma Luterana, nesse dia 31 de outubro. O grande culto aconteceu nas dependências da Associação Educacional Luterana BOM JESUS/IELUSC – atuante na Educação Básica, Ensino Profissionalizante de Nível Médio e Ensino Superior, vinculada à Rede Sinodal de Educação.
A celebração reuniu pessoas das onze paróquias que constituem a CEJ, além de pessoas de outras denominações religiosas. Um grande coro com cerca de 200 coristas foi organizado, cuja regência foi revezada entre seis regente. Um conjunto de instrumentistas acompanhou, realçando a importância da música sacra como legado da Reforma. Atividades especiais foram desenvolvidas com as crianças por um conjunto de orientadoras de Culto Infantil, enfatizando o valor da educação cristã, outra herança a partir de Martim Lutero.
A Pastora Presidente, muito bem acolhida pela comunidade local, iniciou a pregação afirmando: “A pessoa justa viverá pela fé – palavra bíblica tão pequena, mas muito poderosa. Martim Lutero não a inventou; ela sempre esteve na Bíblia; mas desconhecida, um pouco perdida; a partir dessa palavra, Lutero inaugura um novo tempo, embora não um novo evangelho. Des-cobre o evangelho de Cristo, que estava ali, porém, não fazia parte da vida das pessoas. É o conhecimento de Deus, que fala de um novo tempo, de uma nova aliança, de uma nova esperança, de um Deus amigo, presente”.
A Pastora Sílvia falou a pais e mães, dizendo: “Pais e mães tirem tempo para seus filhos e filhas: no ensino diário, lá na casa, na Igreja, na comunidade, na educação cristã contínua, nós aprendemos desde pequenos até a mais avançada idade. Não parem de aprender, participem... tragam os filhos, as filhas... nos primeiros momentos eles ficam alguns minutos; daqui a pouco, ficam mais alguns minutos; tenham paciência; não é de uma hora para outra que o bebê aprende a ficar quieto por uma hora... não deixemos de ensinar as crianças. Quando vemos elas gostam, querem permanecer: isso é educar; não é obrigar, mas é ensinar o caminho”.
Ministros e ministras das paróquias da CEJ conduziram o conjunto da liturgia. O Pastor Sinodal Claudir Burmann do Sínodo Norte Catarinense motivou a oferta para a Educação Cristã Contínua. Já a Diretoria da Comunidade Evangélica de Joinville expressou seu agradecimento a apoiadores e apoiadoras da organização da celebração dos 502 anos da Reforma Luterana.