Comunidade Evangélica de Joinville - UP



Princesa Isabel , 508 Centro
CEP 89201-970 - Joinville /SC - Brasil
cej@ielusc.br
ID: 2382

95 teses de Martim Lutero - Parte 6

01/11/2009


Olá, caros leitores! Já estamos passando da metade deste nosso trabalho de rever as 95 teses que o Dr. Martin Lutero escreveu. Desde que começamos, estamos revendo alguns dos conceitos levantados pelo reformador da igreja, cujo empenho deu início ao processo que culminou com a criação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana conforme a conhecemos nos dias de hoje. Queremos com estes estudos apresentar os textos na forma de pequenas gotas, para podermos realmente compreender cada uma delas.

Confira agora as teses 45 a 50:
45. Deve-se ensinar aos cristãos que quem vê um carente e o negligencia para gastar com indulgências obtém para si não as indulgências do papa, mas a ira de Deus.
46. Deve-se ensinar aos cristãos que, se não tiverem bens em abundância, devem conservar o que é necessário para sua casa e de forma alguma desperdiçar dinheiro com indulgência.
47. Deve-se ensinar aos cristãos que a compra de indulgências é livre e não constitui obrigação.
48. Deve-se ensinar aos cristãos que, ao conceder indulgências, o papa, assim como mais da mesma forma mais deseja uma oração devota a seu favor do que o dinheiro que se está pronto a pagar.
49. Deve-se ensinar aos cristãos que as indulgências do papa são úteis se não depositam sua confiança nelas, porém extremamente prejudiciais se perdem o temor de Deus por causa delas.
50. Deve-se ensinar aos cristãos que, se o papa soubesse das exações dos pregadores de indulgências, preferiria reduzir a cinzas a Basílica de S. Pedro a edificá-la com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas.

Não é o nosso objetivo neste momento comentar estas teses, estamos oportunizando aos nossos leitores a abertura de grupos que discutam sobre o assunto e tirem suas próprias conclusões a respeito dos temas apresentados. Queremos deixar o convite para que você, caro leitor, continue acompanhando esta jornada e participe de algum grupo de discussão na sua igreja, você é bem-vindo.

Renato Ganske
Par. São Mateus


Autor(a): Renato Ganske
Âmbito: IECLB / Organismo: Comunidade Evangélica de Joinville - CEJ
Natureza do Texto: Artigo
ID: 6853
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br