Olá, caros leitores! Juntos estamos estudando as 95 teses apresentadas pelo Dr Martin Lutero. Você que está iniciando a leitura agora e não acompanhou o início de nossa jornada estamos nesta série de matérias apresentado em pequenas doses as teses que o Dr. Lutero pregou nas portas da igreja de Wittemberg.
Queremos, com esta publicação, apresentar as teses aos leitores do JL porque esses foram os motivos que levaram à criação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana.
Confira as teses 29 a 33:
29. E quem é que sabe se todas as almas no purgatório querem ser resgatadas? Dizem que este não foi o caso do S. Severino e S. Pascoal.
30. Ninguém tem certeza da veracidade de sua contrição, muito menos de haver conseguido plena remissão.
31. Tão raro como quem é penitente de verdade é quem adquire autenticamente as indulgências, ou seja, é raríssimo.
32. Serão condenados em eternidade, juntamente com seus mestres, aqueles que se julgam seguros de sua salvação através de carta de indulgência.
33. Deves-e ter muita cautela com aqueles que dizem serem as indulgências do papa aquela inestimável dádiva de Deus através da qual a pessoa é reconciliada com Deus.
Você pode perguntar por que não comentamos estas teses, mas este não é o nosso objetivo neste momento. Estamos trazendo os textos de forma que os leitores discutam sobre o assunto e tirem suas próprias conclusões a respeito dos temas apresentados. Nossas comunidades possuem diversos grupos onde podemos discutir estes assuntos, participe você também.
Renato Ganske
Par. São Mateus