Olá, caros leitores! Estamos apresentando, nesta série, as 95 teses do Dr. Martin Lutero. Você que está iniciando a leitura agora e não acompanhou o início de nossa jornada verifique, se tiver acesso, os dois exemplares anteriores do Joinville Luterano, onde já foram apresentadas as 18 primeiras teses, para acompanhar o assunto desde o início. Outra opção é consultar na internet, na página de nossa comunidade: www.cej.org.br. Na aba Joinville Luterano Edição 50, você encontra a primeira parte e na edição 51 a segunda parte.
O objetivo deste trabalho é trazer à discussão os assuntos que são a base para a nossa Doutrina Luterana. Estes podem ser discutidos nos diversos grupos de trabalho de nossa comunidade, como ensino confirmatório, estudos bíblicos, grupos de oração, entre outros. Queremos apresentar, nesta terceira etapa, as teses 19 a 28.
19. Também parece não ter sido provado que as almas no purgatório estejam certas de sua bem-aventurança, ao menos não todas, mesmo que nós, de nossa parte, tenhamos plena certeza.
20. Portanto, sob remissão plena de todas as penas, o papa não entende simplesmente todas, mas somente aquelas que ele mesmo impôs.
21. Erram, portanto, os pregadores de indulgências que afirmam que a pessoa é absolvida de toda pena e salva pelas indulgências do papa.
22. Com efeito, ele não dispensa as almas no purgatório de uma única pena que, segundo os cânones, elas deveriam ter pago nesta vida.
23. Se é que pode dar algum perdão de todas as penas a alguém, ele, certamente, só é dado aos mais perfeitos, isto é, pouquíssimos.
24. Por isso, a maior parte do povo está sendo necessariamente ludibriada por essa magnífica e indistinta promessa de absolvição da pena.
25. O mesmo poder que o papa tem sobre o purgatório de modo geral, qualquer bispo e cura tem em sua diocese e paróquia em particular.
26. O papa faz muito bem ao dar remissão às almas não pelo poder das chaves (que ele não tem), mas por meio de intercessão.
27. Pregam doutrina humana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando (do purgatório para o céu).
28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, podem aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
As teses seguem no próximo Joinville Luterano.
Renato Ganske
Par. São Mateus