Comunidade Evangélica de Joinville - UP



Princesa Isabel , 508 Centro
CEP 89201-970 - Joinville /SC - Brasil
cej@ielusc.br
ID: 2382

95 teses de Martim Lutero - Parte 11

01/09/2010


Olá, caros leitores! Estamos avançando em nosso estudo sobre as 95 Teses que Lutero publicou em 1517. Chegamos com esta publicação a nossa última etapa desta jornada, iniciada com o Joinville Luterano de número 50, e com isso estamos encerrando este trabalho. Volto a lembrar os amigos leitores que estamos revisando uma a uma as 95 teses, mas, que nosso principal objetivo é disponibilizar o conteúdo das mesmas de forma que estas sejam difundidas e porque não, discutidas nos diversos grupos de trabalho que possuímos em nossas comunidades. Seguem as últimas oito teses, confira você mesmo:
88. Do mesmo modo: que benefício maior se poderia proporcionar à Igreja do que se o papa, assim como agora o faz uma vez, da mesma forma, concedesse essas remissões e participações 100 vezes ao dia a qualquer dos fiéis?
89. Já que, com as indulgências, o papa procura mais a salvação das almas do que o dinheiro, por que suspende as cartas e indulgências outrora já concedidas, se são igualmente eficazes?
90. Reprimir esses argumentos muito perspicazes dos leigos somente pela força, sem refutá-los apresentando razões, significa expor a Igreja e o papa à zombaria dos inimigos e desgraçar os cristãos.
91. Se, portanto, as indulgências fossem pregadas em conformidade com o espírito e a opinião do papa, todas essas objeções poderiam ser facilmente respondidas e nem mesmo teriam surgido.
92. Fora, pois, com todos esses profetas que dizem ao povo de Cristo: “Paz, paz!” sem que haja paz!
93. Que prosperem todos os profetas que dizem ao povo de Cristo: “Cruz! Cruz!” sem que haja cruz!
94. Devem-se exortar os cristãos a que se esforcem por seguir a Cristo, sua cabeça, através das penas, da morte e do inferno.
95. E, assim, a que confiem que entrarão no céu antes através de muitas tribulações do que pela segurança da paz.

Lembro, neste momento, que você está cordialmente convidado (a) a participar de um dos diversos grupos oferecidos pelas nossas paróquias/comunidades. O convívio nestes grupos nos ajuda a esclarecer as dúvidas que forem surgindo durante estes estudos. Lembro ainda a você caro (a) leitor (a) que caso queira ter acesso a todas as teses consulte o Portal www.luteranos.com.br na internet, onde, além de assuntos atuais de nossa Igreja você encontra estas teses de forma integral. Estaremos iniciando uma nova série de nosso espaço “Conheça Melhor Sua Igreja” na próxima edição, um grande abraço a todos e até a próxima.

Par. São Mateus
Renato Ganske
 


Autor(a): Renato Ganske
Âmbito: IECLB / Organismo: Comunidade Evangélica de Joinville - CEJ
Natureza do Texto: Artigo
ID: 6855
O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br