1º Retiro para famílias de Pessoas com Dependência Química da CEJ
Planejamento Familiar é necessário?
06/10/2011
1 | 1
“Planejamento Familiar”, quem de nós tira tempo para pensar sobre isto? As famílias que participam dos Grupos de Sentimentos Egon Horstmann, tiraram dois dias para visualizar como está e como poderia ficar seu planejamento familiar. A Comunidade Evangélica de Joinville através do Departamento de Diaconia - Serviço de Prevenção e Tratamento de Dependência Química e Jogo Patológico possui a 23 anos atendimento às famílias e à pessoa com dependência química, e, este ano realizou o 1º Retiro de Famílias de Pessoas com Dependência Química, nos dias 5-6/outubro, no Lar Rodeio 12. Deus tem abençoado através destes Grupos de Sentimentos muitas horas de estabilidade familiar, emocional e espiritual aos seus participantes.
Não basta planejar, é necessário praticar. A espiritualidade foi vivenciada em momentos litúrgicos, onde se refletiu sobre as Sete Misericórdias, Evangelho de Mateus 25.31-40 e sobre a Unção, Evangelho de Mateus 26.6-13. O lazer passou de um belo passeio turístico à Igreja de São Francisco de Assis a um belo jogo de futebol e conversas sob as árvores. O refletir foi alimentado pelo Consultor em Dependência Química, Mozart Luiz Vieira, que levou as pessoas a visualizarem seu cotidiano e aceitar com serenidade aquilo que não podem modificar, fortalecer a coragem para as ações do que é possível modificar e busca de muita sabedoria para distinguir uma coisa da outra.
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.