Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Ministras, ministros e membros luteranos são responsáveis pelos avanços do CAPA

18/10/2010

1 | 1
Ampliar

Em visita aos municípios de Turuçu e São Lourenço do Sul (RS), no dia cinco de outubro, ministros e ministras da IECLB conheceram os avanços do trabalho do CAPA na região Sul do RS.

Sob o tema Cooperação/Cooperativismo na Agricultura Familiar e Protagonismo Luterano na Região Sul, o grupo, composto por pastores e pastoras das 18 paróquias que integram o Sínodo Sul-Rio-Grandense, conheceu os avanços que o trabalho do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) conquistou nesses 31 anos de trabalho, principalmente nas cooperativas onde os luteranos têm papel de destaque.

Durante o dia foram feitas visitas à Cooperativa das Atividades Agroindustriais e Artesanais dos Agricultores Familiares de Turuçu – Cooperturuçu – Casa da Pimenta, no município de Turuçu (RS), formada de agroindústrias familiares, com composição e direção majoritária de mulheres; e à Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar), em São Lourenço do Sul (RS). Hoje a principal cooperativa do município, a Coopar foi fundada por agricultores familiares e o CAPA. Em São Lourenço do Sul o grupo conheceu ainda a Cooperativa de Crédito com Interação Solidária (Cresol) e participou de uma contextualização sobre o tema da cooperação.

A coordenadora do CAPA/Núcleo Pelotas, Rita Surita, lembrou do importante papel que o centro de apoio ao agricultor desenvolve através deste serviço. “Nosso serviço é disponibilizado pela IECLB para a sociedade na organização e na produção de alimentos saudáveis e, como diz na própria bíblia, com o papel fundamental de cuidar da terra que Deus nos designou. “Depois o Deus Eterno plantou um jardim na região do Éden, no Leste, e ali pôs o homem que ele havia formado... Então o Deus Eterno pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações”. (Gn 2.8 e 15).

De acordo com o pastor sinodal do Sínodo Sul-Riograndense, Dietmar Teske, o que mais lhe chamou a atenção durante a visita foi a autonomia dos agricultores que estão integrando as iniciativas visitadas. “Lembro do atual presidente da cooperativa quando ele era conselheiro e a desenvoltura com que ele nos recebeu hoje e a tranquilidade com que nos passou as informações foi surpreendente. Com certeza é muito bom ver que os avanços acontecem em todas as áreas”, completou.





 

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br