Ministras, ministros e membros luteranos são responsáveis pelos avanços do CAPA

18/10/2010

1 | 1
Ampliar

Em visita aos municípios de Turuçu e São Lourenço do Sul (RS), no dia cinco de outubro, ministros e ministras da IECLB conheceram os avanços do trabalho do CAPA na região Sul do RS.

Sob o tema Cooperação/Cooperativismo na Agricultura Familiar e Protagonismo Luterano na Região Sul, o grupo, composto por pastores e pastoras das 18 paróquias que integram o Sínodo Sul-Rio-Grandense, conheceu os avanços que o trabalho do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) conquistou nesses 31 anos de trabalho, principalmente nas cooperativas onde os luteranos têm papel de destaque.

Durante o dia foram feitas visitas à Cooperativa das Atividades Agroindustriais e Artesanais dos Agricultores Familiares de Turuçu – Cooperturuçu – Casa da Pimenta, no município de Turuçu (RS), formada de agroindústrias familiares, com composição e direção majoritária de mulheres; e à Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar), em São Lourenço do Sul (RS). Hoje a principal cooperativa do município, a Coopar foi fundada por agricultores familiares e o CAPA. Em São Lourenço do Sul o grupo conheceu ainda a Cooperativa de Crédito com Interação Solidária (Cresol) e participou de uma contextualização sobre o tema da cooperação.

A coordenadora do CAPA/Núcleo Pelotas, Rita Surita, lembrou do importante papel que o centro de apoio ao agricultor desenvolve através deste serviço. “Nosso serviço é disponibilizado pela IECLB para a sociedade na organização e na produção de alimentos saudáveis e, como diz na própria bíblia, com o papel fundamental de cuidar da terra que Deus nos designou. “Depois o Deus Eterno plantou um jardim na região do Éden, no Leste, e ali pôs o homem que ele havia formado... Então o Deus Eterno pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações”. (Gn 2.8 e 15).

De acordo com o pastor sinodal do Sínodo Sul-Riograndense, Dietmar Teske, o que mais lhe chamou a atenção durante a visita foi a autonomia dos agricultores que estão integrando as iniciativas visitadas. “Lembro do atual presidente da cooperativa quando ele era conselheiro e a desenvoltura com que ele nos recebeu hoje e a tranquilidade com que nos passou as informações foi surpreendente. Com certeza é muito bom ver que os avanços acontecem em todas as áreas”, completou.





 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br