Santa Teresa de Jesus (1515-1582) - HPD 453
Santa Teresa de Jesus (também chamada de Santa Teresa de Ávila) foi uma religiosa e escritora espanhola, famosa pela reforma que realizou no Convento Carmelo e por suas obras místicas.
Ela é a autora da letra do HPD nº 453 “Nada te turbe, nada te espante” (a melodia é de Jaques Bertier).
Teresa de Cepeda e Ahumada nasceu em 28 de março de 1515 em Gotarrendura, na província de Ávila, Espanha, numa família da baixa nobreza. Seus pais eram Alonso Sánchez de Cepeda e Beatriz Dávila e Ahumada. Teresa refere-se a eles com muito carinho. Alonso teve três filhos de seu primeiro casamento. Beatriz deu-lhe outros nove.
Quando Teresa tinha quatorze anos faleceu sua mãe. Ao completar quinze anos, o pai levou-a a estudar no Convento das Agostinianas de Ávila, para onde iam as jovens de sua classe social. Um ano e meio mais tarde, Teresa adoeceu e seu pai a levou para casa. A jovem inclinava, por um lado, para a vida religiosa, mas por outro gostava de prazeres mundanos. O que a ajudou na decisão foi a leitura das Cartas de São Jerônimo, cujo fervoroso realismo encontrou eco na alma de Teresa. A jovem comunicou ao pai que desejava tornar-se religiosa, mas este pediu-lhe para esperar que ele morresse para ingressar no convento. No entanto, em uma madrugada de 1535, com 20 anos, ela fugiu para o Convento Carmelita de Encarnación, em Ávila, com a intenção de não voltar para casa. O dilema íntimo entre o seu amor ao mundo e o amor a Deus levaram-na a distúrbios neuróticos. Sua prudência, amabilidade e caridade conquistavam a todos. No entanto, segundo o costume dos conventos espanhóis da época, as religiosas podiam receber todos os visitantes que desejassem, a qualquer hora. Teresa passava grande parte de seu tempo conversando no locutório1 . Isto a levou a descuidar-se da vida religiosa. Vivia desculpando-se dizendo que suas enfermidades a impediam de meditar. A morte do seu pai (em 1545) e o estudo das “Confissões” de Augustinus, finalmente, trouxeram libertação para Teresa.
Guias espirituais, então, a ajudaram a desenvolver uma admirável vida mística. Além disso Teresa possuía talentos extraordinários, relacionamento agradável, inteligência viva, intuição psicológica, idéias claras, linguagem poética, muita fantasia e o dom de organizar, que serviram para reformar a vida monástica das Carmelitas e fundar vários conventos femininos e masculinos na Espanha.
Em julho de 1582, ela foi para Alba de Tormes, a fim de visitar a duquesa Maria Henríquez. A viagem não estava bem programada e ela estava tão fraca que desmaiou no caminho. Chegando a Alba, Teresa teve que deitar-se imediatamente Ela morreu às 9 horas da noite de 4 de outubro de 1582. Exatamente no dia seguinte efetuou-se a Mudança para o calendário gregoriano, que suprimiu dez dias, de modo que a festa da santa foi fixada, mais tarde, para o dia 15 de outubro. Teresa foi sepultada em Alba de Tormes, onde repousam suas relíquias.- Foi canonizada em 1622. No dia 27 de setembro de 1970, o papa Paulo VI conferiu-lhe o título de Doutora da Igreja.
Teresa é uma das maiores personalidades da mística católica romana de todos os tempos. Suas obras, especialmente as mais conhecidas (“Livro da Vida”, “Caminho de Perfeição”, “Moradas ou Castelo Interior” e “Fundações”), contém uma doutrina que abraça toda a vida da alma, desde os primeiros passos até à intimidade com Deus no centro do Castelo Interior. Suas cartas no-la mostram absorvida com os problemas mais triviais. Sua doutrina sobre a união da alma com Deus é bem firmada na trilha da espiritualidade carmelita, que ela tão notavelmente soube enriquecer e transmitir, não apenas a seus irmãos, filhos e filhas espirituais, mas à toda Igreja, à qual serviu fiel e generosamente.
Teresa de Ávila é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres-pensadores são obrigados a enaltecer sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_%C3%81vila
O. Karrer “Therese Von Jesus” em RGG, Vol.VI, coluna 849
http://catolicismosemsegredo.spaceblog.com.br/186369/FRASE-DE-SANTA-TERESA-DE-AVILA/
Nota:
1 Os locutórios dos conventos de Ávila eram uma espécie de centro de reunião para damas e cavalheiros de toda a cidade.