Samuel Scheidt (1587-1654) melodia de HPD nº 81
Nasceu 3 de novembro de 1587 em Halle/Saale (Alemanha).
Faleceu: 24 de março de 1654 em Halle/Saale (Alemanha).
Samuel Scheidt, desde 1603 (com 16 anos de idade) foi organista auxiliar na Igreja S. Moritz em sua cidade natal. Nos anos 1608/09 um protetor lhe possibilitou o estudo de música com o então famoso compositor e organista Jan Pieterszoon Sweelinck (1562-1621) em Amsterdam, Holanda. Em 1609 tornou-se organista da corte do marquês Christian Wilhelm de Brandenburgo, o administrador do arqui-capítulo luterano de Magdeburgo, o qual residia no castelo S. Moritz em Halle. Ali chegou a conhecer, em 1614, o organista Michael Praetorius, o qual no ano seguinte assumiu o cargo de regente da orquestra da corte em Halle.
Em 1818 Samuel Scheidt estreou na Catedral de Magdeburgo com um concerto musical. No mesmo ano viajou com Michael Praetorius e Heinrich Schütz até Bayreuth para uma audição de organistas. A partir de 1620 ele assumiu o cargo de maestro da orquestra na corte em Halle.
Com 40 anos de idade Scheidt casou, em 1627, com Helena Magdalena Keller. Tiveram sete filhos, dos quais somente dois sobreviveram da epidemia da peste, ocorrida em 1636.
Durante a Guerra dos 30 Anos, por causa da fuga do seu patrão diante do exército de Wallenstein, em 1628, Scheidt ficou desempregado. Por isso, ainda no mesmo ano, foi criado especialmente para ele o cargo de Diretor de Música, com a tarefa de atender as três grandes igrejas em Halle. Porém, devido a desentendimentos com o Sr. Christian Gueintz, o Reitor do ginásio de Halle, Scheidt perdeu em 1630 o novo cargo e quase todos os seus bens materiais. Apesar disso, ele continuou a servir às Igrejas com humildade, regendo várias apresentações musicais. Somente pelo duque Augusto de Saxônia-Weissenfels (1614-1680), o sucessor do marquês Christian, Scheidt foi readmitido como maestro da orquestra da corte. Com 67 anos de idade ele faleceu em Halle em 1654, deixando uma herança de volumosa e preciosa obra de musica instrumental e vocal.
Junto com Heinrich Schütz e Johann Hermann Schein1(1586-1630), Samuel Scheidt faz parte dos mais importantes compositores evangélicos de músicas sacras do século 17 na Alemanha. Era pioneiro dum novo estilo de música, influenciado pelos músicos italianos. A partir de 1624 editou três volumes de sua Tabulatura nova, com partituras para órgão e para piano, contendo variações sobre corais e hinos, além de tocatas e fantasias. E em 1650 ele publicou mais uma outra obra importante - o Görlitzer Tabulaturbuch, o primeiro livro de corais para órgão, contendo composições para 100 hinos. Nesta obra se encontra o arranjo para o hino HPD nº 81 Espírito Deus, ó santo Senhor, cujo texto é da autoria de Johannes Niedling.
Fontes: Kleines Nachschlagewerk zum Evgk. Gesangbuch edição para Baviera e Turíngia, Munique, s.d. (1996)
S. Hermelink Scheidt, Samuel em RGG³, Volume V, Coluna 1394, Tübingen, 1961; e Wikipedia,
Nota: 1Johann Hermann Schein was a German composer (and poet) of the early Baroque era. He was one of the first to import the early Italian stylistic innovations into German music, and was one of the most polished composers of the period.