Melchior Franck (ca.1580-1639) HPD nº 74
Nasceu por volta de 1579/80 em Zittau (Oberlausitz)1, Alemanha. Faleceu aos 1º de junho de 1639 em Coburgo.
Melchior Franck , filho de um pintor, freqüentou a escola provavelmente em Zittau e com certeza em Augsburgo. Ele tomou aulas de composição com ►Hans Leo Hassler (1564-1612), a quem ele acompanhou em fins de 1601 para Nurembergue. Ali, em 1602, ele serviu como Schuldiener bei St. Egidien (instrutor na escola S. Egídio). Já a partir de 1603 tornou-se dirigente da orquestra de Câmera na corte do Duque Johann Casimir (1564-1633) em Coburgo. Neste cargo permaneceu até o fim de sua vida em 1639.
Sua vida foi marcada por muitas provações, como p.ex. o falecimento de seus filhos e sua esposa, as conseqüências da guerra dos 30 anos e o falecimento (em 1633) do Duque Johann Casimir.
Melchior Fanck é um dos mais notáveis compositores na Alemanha no início do século 17, da primeira fase do Barroco (época da Guerra dos 30 Anos). O estilo de suas músicas é semelhante às obras de ►Michael Praetorius (1571-1621) ►Melchior Vulpius (1560-1615) e Leonhard Lechner (1553 – 1606). Outros músicos da mesma época eram Claudio Monteverdi (1567 – 1643) e Heinrich Schütz (1585-1672).
Além de composições para uso profano produziu grande quantidade de música sacra vocal, sendo muitas para 5 a 8 vozes. Em 1623 ele compôs, para uso de coros, as Gemmulae evangeliorum musicae, uma coleção de Motetes (composições polifônicas sobre textos bíblicos) para cada domingo, com inesgotável riqueza de acordes impressionantes.
Contemporâneos do Melchior Franck chamaram o músico de “berümbter Meister” (Mestre famoso). Porém cem anos após sua morte poucos ainda se lembravam dele. Suas obras foram redescobertas somente no final do século 19 e início de século 20.
A Melchior Franck agradecemos uma série de melodias de hinos. Em nosso hinário encontra-se de sua autoria (em 1627) a melodia expressiva do hino de Ascensão HPD nº 74 Subiu aos altos céus Jesus, cuja linha melódica descreve tão bem na primeira parte a elevação de Jesus ao cargo de Rei e Senhor; e na segunda parte ilustra que este Rei não se ausentou de nós, mas desce para estar bem perto dos seus. Por isso podemos jubilar e cantar aleluia.
O texto (em alemão) foi publicado num hinário em Frankfurt/Oder, editado em 1601 por ►Bartholomäus Gesius (ca.1560/62-1613) e está baseado num hino em latim Coelos ascendit hodie do século 15. Há pesquisadores que afirmam ser o próprio Bartholomäus Gesius o autor da letra em alemão.
Fontes: Friedrich Wilhelm Bautz em BBKL Volume II (1990) Colunas 79-80 [ www.bautz.de/bbkl ], e Wikipédia
Nota: 1 Lausitz = região na Alemanha, entre os rios Elbe e Oder.