HPD 243 Ó Senhor dos altos céus, tua força enaltecemos
Grosser Gott, wir loben dich é um dos poucos hinos de origem católico-romana. A letra deste hino está baseado num antigo texto em latim Te Deum laudamus1 do século IV . A base bíblica são os cânticos de louvor do livro do Apocalipse (p.ex.Apoc.19,1-10) Esse hino gozou tão boa aceitação que se tornou um hino ecumênico e vem sendo divulgado também por hinários evangélicos até nos tempos atuais [EG nº 370 = HPD nº 243 Ó Senhor dos altos céus, tua força enaltecemos], pois o conteúdo tem fundamento bíblico, e não transmite doutrinas próprias da Igreja católica romana. O original conta com 12 estrofes.
O autor do texto deste hino (em 1768) é o sacerdote e teólogo Ignaz Franz. Ele nasceu em 12 de outubro de 1719, em Protzau, próximo de Frankenstein (na Silesia, que hoje faz parte da Polônia). E faleceu aos 19 de agosto de 1790 em Breslau (Silesia). Padre católico romano, Franz é conhecido como um hinista e compilador de hinos. Ele estudou em Glaz e Breslau, e serviu como capelão em Gross-Glogau (1753), arquisacerdote em Schlawa, assessor para o escritório apostólico de vigários em Breslau (1766) e Diretor do Seminário de sacerdotes em Breslau (1778).
Ignaz Franz editou catecismos e hinários católicos romanos no espírito do Iluminismo. Entre os trabalhos dele encontra-se Die christlich-katholische Lehre in Liedern, editado em 1768. Ali foi publicado pela primeira vez o hino de Ignaz Franz, sob o título de Te Deum Laudamos. Mais tarde Franz fez uma revisão do hino e o publicou 1776 sob o título de Groser Gott, wir loben dich no Allgemeinen und vollständigen Catholischen Gesangbuch
Sem dúvida, a melodia majestosa contribuiu muito para a boa aceitação deste hino. A melodia de autor desconhecido encontrou-se em 1668 em Lüneburg (Alemanha) e foi impressa no Katholisches Gesangbuch, auf allerhöchsten Befehl Ihrer k. k. apost. Majestät Marien Theresiens (Viena 1774) e depois no Allgemeines Gesangbuch editado no ano de 1776 em Viena (Áustria). Mais tarde criaram-se diversas variações. A melodia, que se encontra no nosso HPD sob nº 243, baseia-se num arranjo de Johann Gottfried Schicht (1753-1823) no seu Allgemeines Choralbuch, editado em Leipzig em 1819. (Uma outra versão, bem parecida, tem sua origem no hinário Cantate editado por Heinrich Bonés 1852 em Mogúncia).
Com a publicação de J. G. Schicht (em 1819) este hino de louvor começou a entrar também nas igrejas evangélicas. Porém, no inicio encontrou lugar somente no apêndice dos hinários, entre as canções populares, e isso não tanto por motivos doutrinários, mas, sim por motivo estético, por se tratar de uma canção da época do Iluminismo.
Fontes :
- www.cyberhymnal.org
- http://de.wikipedia.org/wiki/Gro%C3%9Fer_Gott,_wir_loben_dich
- http://www.liederlexikon.de/lieder/grosser_gott_wir_loben_dich
Nota: 1 O Te Deum Laudamus, também às vezes chamado o Hino Ambrosiano por causa de sua associação com Santo Ambrosius, é um hino tradicional de alegria e ação de graças. Primeiro foi atribuído a Stº Ambrosio (340-397), depois a Augustino (354-430), ou a Hilary, é atribuído agora a Nicetas (4º século), Bispo de Remesia, na Grécia. http://www.songsforpraise.com/HolyGodWePraiseThyName.html