Eu quero pertencer-te

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD 189 Eu quero pertencer-te


Eu quero pertencer-te,
ó meu fiel Senhor!
Jamais hei de perder-te,
mantém-me em teu amor!
Não deixes vacilar-me
em dor e tentação!
A ti possa entregar-me
com fé e gratidão!

Lass mich dein sein und bleiben,
Du treuer Gott und Herr;
Von dir lass mich nichts treiben,
Halt mich bei reiner Lehr’;
Herr, lass mich nur nicht wanken,
Gib mir Beständigkeit!
Dafür will ich dir danken
In alle Ewigkeit.



Nikolaus Selnecker, o autor deste hino, nasceu a 5 de dezembro de 1532, Hersbruck (perto de Nürnberg), Alemanha, como filho do funcionário público Georg Selnecker. Com 12 anos de idade, Nikolaus se tornou o organista na capela de Kaiserburg em Nürnberg. Em 1550, ele foi para a Universidade de Wittenberg onde se tornou aluno favorito de Philiipp Melanchthon. Em 1557, ele foi designado segundo pastor da corte em Dresde, e tutor do provável herdeiro Príncipe Alexander. Após a morte de Melanchthon ele envolveu-se em lutas teológicas. Selnecker, então, assumiu cargos de influência, lutando pela união dos luteranos, colaborando no texto da Formula Concordiae e incentivando a música sacra por textos e melodias. Faleceu em 24 de maio de 1592, em Leipzig, Alemanha.

No Passio, etc. de Nikolaus Selnecker, editado em Heinrichstadt, 1572, o autor chama este hino uma Oração. Na edição do Psalter dele, Leipzig, 1578, este hino aparece novamente. Ali foi impresso após o Salmo 119, com o título Resumo de Oração . Parece que Selnecker usou-a como uma oração diária. No Rudolstädter Gesangbuch, 1688, foram acrescentadas mais duas estrofes. O autor destes é desconhecido. O hino é um dos favoritos para confirmação na Igreja luterana e é muito frequentemente usado no fim dos cultos.

Melchior Teschner é autor da melodia, que se usa para o hino HPD nº 189 Eu quero pertencer-te, ó meu fiel Senhor. A melodia é chamada “St. Theodulph”. Ela foi composta por Melchior Teschner cerca de 1613, para o hino “Valet Will Ich Dir Geben” (De ti eu me despeço, ó mundo enganador) de Valerius Herberger (1562-1627), e foi publicada em Leipzig, em 1615. - Johann Sebastian Bach faz uso desta melodia em sua “Paixão Segundo São João”. - Cantado em movimento moderado, esse hino revelar-se-á vital, poderoso e emocionante. Mesmo em andamento lento, o cântico é alegre e festivo, tendo um forte apelo popular. Tanto a letra como a música são atraentes às crianças bem como aos adultos. É um inspirador hino para reuniões campais, e é de efeito tanto em assembléias grandes como pequenas.

Teschner nasceu aos 29 de abril de 1584, Fraustadt, (Silesia). Estudou sob Johann Klee no Ginásio de Zittau, e se matriculou na Universidade de Frankfurt/Oder em 1602. Lá ele estudou música sob Bartholomäus Gesius , como também filosofia e teologia. Ele era diretor da música e professor em Schmiegel (1605-08), e na Igreja evangélica Zum Kripplein Christi, em Fraustadt (1609-13). Em 1614, ele foi designado para o pastorado em Oberpritschen, próximo de Fraustadt. Faleceu em 1º de dezembro de 1635, em Oberpritschen, Posen.

Fontes:

- www.cyberhymnal.org/ e

- http://www.musicaeadoracao.com.br/hinos/historias_hinos/ha_008.htm


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 189. Eu quero pertencer-te
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15454
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br