HPD nº 124 Deus Está Presente
Cada estrofe deste hino é baseada numa distinta passagem das Escrituras, que se refere a uma testemunha viva - crentes que compreendem e demonstram a presença de Deus.
Estrofe 1 - Habacuque 2:20 pede que toda a terra guarde silêncio, e proporciona o tema para sua adoração - a transcendência única de Deus.
Estrofe 2 – Isaías 6,1-8 lembra o profeta Isaías que experimentou a presença de Deus, sendo adorado pelos querubins; assim queremos nós também exaltar seu santo nome.
Estrofe 3 - Apocalipse 4:8 retrata as multidões nos céus que se unem aos salvos na terra, adorando a Deus dizendo: Santo, Santo, Santo!
Estrofe 4 - Salmos 36:8-10 sugere a encarnação de Deus no crente que adora a Deus através da sua vida santa.
Gerhard Tersteegen (1697 - 1769), publicou este hino, Gott ist gegenwärtig (Deus Está Presente) no seu hinário Geistliches Blumengärtlein (Um Pequeno Jardim de Flores Espirituais), em 1729. Alguns acham que é possivelmente uma paráfrase duma obra do escritor francês pietista Labadie.
Tersteegen é considerado um dos maiores hinistas e líderes espirituais da Igreja Reformada Alemã. Ele mesmo era uma “testemunha viva. Deixando sua vocação lucrativa, escolheu uma vida de sacrifício. Depois de um tempo como eremita começou a viajar e pregar, dando de si mesmo a um grupo crescente de seguidores, vivendo uma vida exemplar de serviço.
A trajetória da sua vida se assemelha a este hino: o silêncio - sua retirada da vida; a adoração da igreja - seus muitos amigos e sua pregação em muitos lugares; a vida pessoal – [sua vida santa] e seu extenso serviço.
A melodia ARNSBERG, também chamada WUNDERBARER KÖNIG (Maravilhoso Rei), foi composta pelo consagrado hinista Joachim Neander, publicada no seu hinário Bundes Lieder (Hinos da Aliança) em 1680. Seu nome alemão refere-se ao hino para o qual Neander a compôs, Wunderbarer König, Herrscher von uns allen (Maravilhoso Rei, Senhor de Todos Nós). Entretanto, é com a letra de Tersteegen que sua melodia hoje é usada ao redor do mundo.
Fonte: Julian, John, ed. A Dictionary of Hymnology, Vol. 1 Dover Edition New York, Dover Publication, inc., 1957.