HPD nº 109 Da Igreja é fundamento Jesus, o Salvador.
Autor da Letra: Samuel John Stone (*1839, +1900)
Autor da Melodia: Samuel Sebastian Wesley em1864 (*1810, +1876)
Samuel John Stone, nasceu aos 25 de abril de 1839, em Whitmore, Staffordshire, Inglaterra. Ele passou os primeiros treze anos no interior do país. Depois, mudou-se para Londres e estudou no Pembroke College, em Oxford, onde, além dos estudos, participava também ativamente de vários esportes. Mostrou grande talento poético. Em 1862, depois de ordenado, ele tonou-se Cura ajudante numa igreja em Windsor.
Em 1870, Stone foi a Londres e trabalhou como auxiliar do pai, que também era um Prelado da Igreja Anglicana na Igreja St. Paul. Em 1874 o pai faleceu, e John Stone tornou-se seu sucessor no bairro de Haggerstone, conhecido como um bairro pobre e necessitado. Ele foi muito querido pelo povo, e os moradores desse bairro ficaram tristes, quando, em 1890, com sua saúde enfraquecida, Stone foi transferido para outra igreja. Vítima de câncer Stone faleceu no dia 19 de novembro de 1900 em Charterhouse, Somerset, Inglaterra.
Quando atendia a igreja em Windsor, Stone sentiu que as suas ovelhas repetiam friamente o Credo Apostólico, sem realmente sentirem o sentido das palavras. Por isso ele escreveu em 1866 a coleção conhecida como, Lyra Fidelium, constituída de doze hinos sobre os doze artigos do Credo Apostólico. Um desses hinos é o que tem por título “Da Igreja o Fundamento”, que é baseado no artigo 9 do Credo, que dizia “Ele é a cabeça do corpo da igreja.” O hino tinha, originalmente, sete estrofes, mas algumas partes foram omitidas, por conterem expressões pouco condizentes ao louvor.
O hino HPD nº 109 é um ótimo comentário para o texto bíblico de 1 Pedro 2,4-6.
Samuel Wesley (*1810, +1876), organista notável e condutor de teatro, era um neto do grande hinista metodista Charles Wesley (1707-1788). Em 1864 o hinário “A Selection of Solos and Hymns” (Uma Seleção de Solos e Hinos) foi editado em Londres por Samuel Wesley e Charles Kemble. No hinário de 150 hinos existiam mais de trinta melodias originais de Samuel Wesley. Uma dessas foi ligada ao hino que conhecemos como “Jerusalém Excelsa” 1. Em 1868, em um apêndice do hinário “Hymns Ancient And Modern” (Hinos Antigos e Modernos), os seus editores usaram aquela melodia de Samuel Wesley para o hino “Da Igreja é Fundamento Jesus o Salvador” (HPD 109). Desde então este hino é tradicionalmente cantado com a melodia de Wesley. A melodia está intitulada “Aurélia”(do latim Aurum, que significa “ouro”).
Fontes:
- Se os Hinos Falassem – Bill H. Ichter – Vol. IV – pág. 60 a 63 e
- www.cyberhymnal.org/
Nota: 1 A letra de “Jerusalém excelsa” (com outra melodia) encontra-se sob nº 505 no “Cantor Cristão”, Rio de Janeiro, 1971