HPD nº 77 “Espírito Sagrado vem, e habita em nós...”
A.- Reflexão.
Na época da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), época em que vivia o autor deste hino, Michael Schirmer (1606-1673), a peste desencadeou-se com fúria em muitas regiões da Europa. Dezenas de casas ficaram vazias. Os moradores foram ceifados pela peste ou abandonaram as casas. Edifícios bonitos, que em tempos passados estiveram cheios de alegria e vida, agora tiveram aparência morta e triste.
O apóstolo Paulo compara nosso corpo com uma casa, onde o Espírito de Deus quer habitar (Romanos 8,11 e I.Coríntios 3,16). O Espírito Santo faz com que nós sejamos parecidos com uma casa simpática, tanto por dentro como por fora. O Espírito Santo chama, reúne, ilumina, santifica e nos conserva na fé em Jesus Cristo (cf. Lutero, no Catecismo Menor). Sem sua ação a nossa vida se parece com uma casa deserta e desoladora.
Sabemos que uma casa desabitada não permanece vazia por muito tempo. Logo se encontram oportunistas que a ocupam clandestinamente e começam seu regimento sujo. O mesmo pode acontecer com nosso corpo e nossa vida. Onde o Espírito Santo é impedido a entrar, ali logo começam brigas e discórdias, concupiscência e soberba (I.João 2,16), de modo que de longe os outros percebem por que espírito somos governados.
O hino de HPD nº 77 nos mostra como é a vida cristã governada pelo Espírito Santo: alegria e paz, amor e fidelidade, sabedoria e constância, consolo e força acompanham-nos no caminho para o Reino dos Céus. Isto acontece, onde habita o Espírito Santo. Este hino nos ensina a orar que tal vida equilibrada se torne realidade também em nossa Comunidade.
B.- O autor.
Michael Schirmer nasceu em 1606 como filho de um inspetor de barris de vinho em Leipzig. Ele entrou na Universidade de Leipzig em 1619, sendo promovido para Magister em 1630. Após breve atividade como pastor em Striegnitz tornou-se 1636 vice-reitor e em 1651 co-reitor no ginásio “Convento Cinzento” em Berlim. Desde 1644 ele sofreu muitas vezes de crises nervosas. Além disso, passou por duros infortúnios familiares, motivos esses que fizeram com que foi chamado de “der deutsche Hiob” (o Jó germânico). Em maio de 1668 o bem mais jovem sub-reitor do ginásio foi promovido para o cargo de reitor, em lugar de Schirmer. Aí Schirmer desistiu do seu cargo de co-reitor, aposentou-se naquele mesmo ano e passou o resto de sua vida em Berlim. Schirmer era amigo de Paul Gerhardt (1607-1676) e, igual a este, foi laureado como poeta do Império, em 1637. Ele faleceu em 1673 em Berlim.
O hino para Pentecostes HPD nº 77 Espírito Sagrado, vem, e habita em nós... (=EG nº 77) O heilger Geist kehr bei uns ein.. faz parte da rica produção poética de Michael Schirmer. Além disso temos em nosso hinário um hino dele para época de Advento HPD nº 07 Cantai, ó piedosos, ao nosso Salvador (=EG nº 3) Nun jauchzet, all ihr Frommen
Fontes:
- P. Karl Seibel, em “Arbeitshilfe der OASE 1991”, página 67
- G. Raudnitzky, artigo Schirmer em RGG³, Volume V, coluna 1418, Tübingen 1961;
- www.cyberhymnal.org/