John Bacchus Dykes (1823-1876) HPD nº 125, 450
Nasceu: 10 de março de 1823, Kingston-upon-Hull, Inglaterra. Faleceu: 22 de janeiro de 1876, Ticehurst, Sussex, Inglaterra. Sepultado: St. Oswald, Durham, Inglaterra.
Com 12 anos de idade Dykes se tornou organista assistente na Igreja de St.John em Hull, onde o avô dele era o sacerdote. Ele estudou em Wakefield e no Seminário St. Catherine em Cambridge, onde ele era estudante de Dikes, Presidente da Sociedade Musical Universitária em Cambridge, e formou-se Bacharel em Clássicos. Em 1848, ele se tornou pastor em Malton, Yorkshire. Por breve tempo ele era membro do colégio canônico da Catedral de Durham, e depois (1849-1862) chantre (= ministro de música). Em 1862 ele se tornou o vigário anglicano de St. Oswald, em Durham, onde permaneceu até seu falecimento em 1876. (Um filho seu recebeu o nome de John St.Oswald Dykes, e uma das melodias de Dykes é chamada de St. Oswald).
Dykes publicou sermões e artigos religiosos, mas é melhor conhecido como compositor de mais de 300 melodias de hinos. Na música, como no trabalho eclesiástico dele, Dykes era menos dogmático que muitos dos seus contemporâneos a respeito das controvérsias teológicas da atualidade. Ele atendeu freqüentemente pedidos de melodias para hinos não-anglicanos. Além do dom para escrever músicas, ele sabia tocar órgão, piano, violino, e trompa.
A melodia, chamada de NICAEA, da autoria de John Bacchus Dykes, foi publicada em Hymns Ancient and Modern (em 1861). No nosso hinário ela se encontra junto com o hino HPD nº 125 Santo, santo, santo! Deus onipotente! de Reginald Heber (1826) tradução de João Gomes da Rocha. A melodia é apropriada, rica em harmonia e altamente expressiva. Ganharia muito se a cantássemos reverentemente e atentos, sabendo-nos na presença divida.
Veja também: HPD 450: Ouvi o Salvador dizer: Vem descansar em mim
Fonte: www.cyberhymnal.org/