Pentecostes, a descida do Espírito Santo após 50 dias da Páscoa, é uma data festiva para toda a igreja cristã. Para a Comunidade do Warnow, em Indaial (SC), no Sínodo Vale do Itajaí, foi mais especial ainda, quando no dia 05 de junho, comemorou os 125 anos do templo, inaugurado em Pentecostes de 1897. O pastor sinodal Guilherme Lieven pregou no culto e a liturgia foi conduzida pelo pastor local Sigefredo Kalk.
“Que dádiva maravilhosa. Somos de Deus e ele participa da nossa história. Cada um de nós tem uma história e Deus, através do Espírito Santo, participa dos nossos momentos. Ele nos coloca em ação, na missão de Deus de curar e salvar vidas. Durante 125 anos o Espírito Santo age nesta comunidade, apesar da nossa humanidade, fraqueza e maldade, porque Deus nos ama e purifica, limpa nossos erros e pecados e nos santifica”, concluiu.
O presidente da Comunidade, Arno Waterstradt, relatou a história do templo e do sino. Ele lembrou que por volta de 1875 já existia um atendimento pastoral na localidade. A presença regular de um pastor, com a realização de mais cultos, despertou o interesse das famílias em construir um templo para abrigar as pessoas que professavam a fé luterana. Em abril de 1897 foi enviado para a recém-criada Paróquia de Indaial, o P. Wilhelm Haegeholz. Pouco mais de um mês, o templo foi inaugurado.
“Warnow, como também outras comunidades luteranas de língua alemã, enfrentou dias difíceis. Mas a Igreja, como obra do Espírito Santo, não sucumbiu e manteve viva a chama da fé pelo seu testemunho em palavras, atitudes e ações comunitárias. Nosso reconhecimento pela dedicação de membros e ministros nesta caminhada”, agradeceu Kalk.