Celebração de Jubileus



ID: 2880

Reinauguração da igreja marca festa dos 150 de Novo Paraíso

150 anos de Comunidade Evangélica no Vale do Taquari

17/02/2013

Culto festivo - 150 anos da comunidade
Entrega da chave pelo Vice Pastor Sinodal Leonídio Gaede ao Pastor Gilciney Tetzner para reabertura da igreja
igreja 1926
Igreja Evangélica de Novo Paraíso
Início da celebração em frente a igreja
1 | 1
Ampliar

No domingo, dia 17, ocorreu a festa de comemoração aos 150 anos da fundação da Comunidade Evangélica de Novo Paraíso, pertencente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A programação começou às 9h com o descerramento da placa de reinauguração da igreja pelo presidente da Comunidade, Helmuth Scholz, pastor da paróquia de Estrela, Gilciney Tetzner, e o representante do Sínodo do Vale do Taquari, vice-pastor Sinodal, Leonídio Gaede.

Para celebrar a data, alguns ex-pastores estiveram presentes, compartilhando experiências vividas nesses 150 anos. Na ocasião eles também foram homenageados pelos membros da igreja devido ao trabalho e dedicação enquanto pastores no local.

Tetzner iniciou o culto mostrando fotos antigas da construção da torre da igreja, de cultos, confirmações, e encontro de jovens. No fim da celebração perguntou: “Que instituição já comemorou 150 anos no Vale do Taquari?”.

Harmut Schiemann, pastor por 15 anos na localidade (de 1963 a 1978), relembrou pessoas que se destacaram na época em que aqui atuou e as inovações introduzidas na agricultura, assim como a falta de estrutura da comunidade da Linha Wink, que na época ainda era ponto de pregação, sendo que por isso os ofícios eram feitas em Novo Paraíso. Isso incluía confirmações, casamentos e batismos. O pastor Guido Leonhard, atualmente residindo em Blumenau, estava muito emocionado com a homenagem e agradeceu pelo convite.

Já o pastor Sinodal e ex-pastor da localidade, Marcos Bechert, que atuou entre 1995 e 2007, destacou o empreendedorismo das diretorias e o envolvimento dos membros. “Eles sempre estão construindo ou reformando para manter a comunidade ativa. Eles não têm medo de ficarem endividados para crescer e se manter”, diz.

O P. Leonídio Gaede, pastor vice-sinodal, agradeceu pela contribuição desta comunidade à história da IECLB, enaltecendo que o nome da Comunidade é muito sugestivo. 

Estiveram ainda presentes a pastora Ângela Ulrich (atual pastora) e Jonas Ronei Gunsch, pastor de Ernestina.

Uma vida

Elke Müller Porn, aposentada, levou para a festa seus álbuns de fotografia. Ela realiza a decoração do ginásio e da igreja da comunidade de Novo Paraíso e participa das atividades. Atualmente moradora do bairro Boa União e nascida na L. São José, foi em Novo Paraíso que ocorreu o seu batizado, a sua Confirmação e o seu casamento. “Lembro que quem realizou a msugestivo inha Confirmação em 1966 foi o pastor Schiemann. Depois disso, participei do grupo de jovens. Em 1982, casei com Antônio Porn”, relata.

O batizado dos seus filhos foi feito quando se tornaram membros no Centro, mas há pouco tempo retornaram a Novo Paraíso, pois toda a família é do interior.

Nas fotos, alguns dos dos participantes de um piquenique da juventude na Cascata Santa Rita, em 1969. Quatro deles, além de Elke, estavam na festa no domingo: Valdomiro Wahlbrink, Dalércio Gräbin, Silvia Trasel Jung e Marlise Schwingel.

Sanar dívidas

Para quitar as dívidas, entre elas a de R$ 17 mil que acumularam com a última reforma da igreja, são realizados rifas, almoços e bailes. Estes envolvem os participantes evangélicos luteranos de Novo Paraíso, mas também os católicos.

No dia da comemoração dos 150 anos, quatro deles auxiliavam a assar e servir o churrasco: João Sulzbach, Laurindo Martins, Luís Müller e José Henrique Müller. Eles dizem que já é tradição os evangélicos luteranos e os católicos se ajudarem. Para Luís Müller apesar de serem de outra igreja, todos acreditam no mesmo Deus. Os quatro, junto com os membros locais, estavam desde às 8h30min espetando e colocando no fogo os mais de 400 quilos de carne servidos no almoço.  


Autor(a): Mariana Bechert - Jornal Nova Geração
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Taquari
Área: Celebração / Nível: Celebração - Jubileus
ID: 19150

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
REDE DE RECURSOS
+
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br