No dia 28 de junho de 1859 chegava o primeiro grupo de imigrantes pomeranos ao Estado do Espírito Santo. Esta data histórica foi lembrada e comemorada com dois dias de antecedência, na data de 26 de junho de 2009, na cidade de Vitória. O auge da comemoração ocorreu no Palácio Anchieta, com a presença do Governador do Estado, Paulo Hartung, e de muitas outras autoridades estaduais e dos municípios de maior concentração de pomeranos. A celebração religiosa foi coordenada pelo Pastor Helmar R. Roelke e teve a presença do Pastor Sinodal Osmar Lessing.
Trombonistas das comunidades luteranas do município de Santa Maria de Jetibá e de Melgaço (Domingos Martins), regidos por Renato Strelow e Orlando Lemke, participaram ativamente da comemoração, apresentando-se nas escadarias e no interior do Palácio Anchieta. Além de apresentar diversas músicas religiosas e folclóricas, os trombonistas também executaram os hinos da Pomerânia e do Estado do Espírito Santo, como ainda o Hino Nacional Brasileiro.
Outras apresentações musicais, como também cânticos na língua pomerana, sob a coordenação de Ismael Tressmann, de Santa Maria de Jetibá, fizeram parte desta comemoração histórica. O Governador do Estado, como ainda outras autoridades presentes, agradeceram por todas as apresentações culturais realizadas durante o evento comemorativo.
Os trombonistas e outros grupos representantes da cultura pomerana puderam ainda abrilhantar outros momentos importantes na cidade de Santa Maria de Jetibá, dando prosseguimento à comemoração dos 150 anos de presença pomerana no Estado. No dia 27 de junho ocorreu a oficialização da língua pomerana, em solenidade especial na Câmara Municipal. Além disso, aconteceu a inauguração de um monumento ao imigrante pomerano, na Praça do Imigrante. Em ambas as ocasiões os músicos participaram ativamente.
Assim acreditamos que os grupos musicais da comunidade luterana, em parceria com o poder público municipal, estão contribuindo para a preservação da cultura pomerana no município de Santa Maria de Jetibá e no Estado do Espírito Santo.
Texto: Renato Strelow
Fotos: Marlene Schulz