Celebração de Jubileus



ID: 2880

Paróquia em Igrejinha celebra os 160 anos do templo

Culto especial de celebração contou com a presença e teve a pregação da Pastora Presidente da IECLB, Sílvia Beatrice Genz

10/03/2022

1
2
3
4
5
6
7
8
1 | 1
Ampliar

No último domingo, dia 06 de março de 2022, com início às 8h30, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Igrejinha Centro celebrou um “Culto Jubilar de Ação de Graças”, alusivo aos 160 anos de edificação do seu templo, denominado “Igreja Gabriel”. Com esta celebração, as pessoas presentes lembraram, também, que antes da construção do prédio, a Igreja – que é o “Corpo de Cristo” (1 Coríntios 12) – já estava presente por meio das pessoas que professavam a fé evangélico-luterana.

Um pouco de história: Inaugurado em 1862 pelos primeiros imigrantes alemães que se estabelecerem próximo às margens do Rio Paranhana, durante muito tempo, este foi o único templo protestante da cidade de Taquara, que mais tarde veio a se dividir em vários outros municípios. Situado num ponto privilegiado e facilmente visível, o templo serviu de referência aos comerciantes que se deslocavam de Cima da Serra (São Francisco de Paula) para Taquara do Mundo Novo (como a região era conhecida na época). A estrada onde ainda hoje a edificação se localiza – atualmente denominada “Rua da Independência” – era conhecida como Rua da Igreja. Como era característico de muitos vilarejos teuto-brasileiros da época, o município foi se estruturando e crescendo ao redor desse templo e ao longo dessa rua, que ainda hoje é uma das mais relevantes da cidade. Anos mais tarde, em 1964 – por ocasião da emancipação do município – foi feita uma justa homenagem a esse – à época – já centenário templo, que passou a dar nome ao jovem município, “Igrejinha”. Por todas estas razões, a construção da “Igreja Gabriel” continua sendo um marco importante – não só para o município onde está situada, mas para toda a região circunvizinha.

Toda esta rica história levou o presbitério da comunidade, seus membros e todas as pessoas que hoje integram a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Igrejinha a agradecer a Deus por esta longa caminhada. Uma gratidão que foi expressa por meio de um emocionante culto eucarístico, que contou com a presença e pregação da Pastora Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sílvia Beatrice Genz, que – partindo do lema bíblico da Celebração – “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Samuel 7.12b) – falou do papel que as pessoas que hoje integram a comunidade ainda têm diante da sociedade.

Estiveram, também, presentes a Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Tânia Cristina Weimer; o Coordenador Sinodal de Diaconia, Diácono Dionata Rodrigues de Oliveira; o prefeito municipal de Igrejinha, Sr. Leandro Marciano Hörlle; o Secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico do município, Sr. Joel Leandro Wilhem; a Sra. Iloiva Schmidt, tesoureira da Diretoria do Conselho Sinodal, os ministros em atividade na paróquia, P. Arnaldo da Rocha Clemente e o Cat. Daniel Ricardo da Costa; o presidente da Paróquia, Sr. Gilnei Gilmar Klein; o presidente da Comunidade, Sr. Hermes Borges de Matos; além de representantes dos presbitérios das demais comunidades que compõem a paróquia. O culto foi transmitido e pode ser assistido pelo Facebook, na página IECLB em Igrejinha:  https://fb.watch/bBP1PPh9Lg/.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br