A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas de Arroio Bonito, foi fundada em 18 de janeiro de 1959. Inicialmente o grupo era composto por 14 mulheres que foram as senhoras: Olívia Krüger, Elma Kröessin, Lucia Roehrig, Elly Bartz, Ilga Artmann, Camila Fries, Lili Schmidke, Erna Wentz, Helga Roese, Erna Kissmann, Aliena Fries, Ivone Roehrig, Hedi Roehrig, Irmã Krüger e o pastor Werner Wirst. Que se reuniam de duas em duas semanas, aos sábados de tarde na escola localizada em Arroio Bonito, que pertencia à comunidade evangélica, onde funcionava a Escola Alemã e também era o local de culto.
Desde o princípio, as mulheres cultivavam em seu meio a área espiritual, a ação comunitária e o habito de fazerem trabalhos manuais. Nesse período havia grandes dificuldades para se encontrar, devido as grandes distancias, sem meios de locomoção, grandes famílias em geral havia filhos pequenos e ainda o trabalho nas lavouras e nas casas. No entanto, apesar das dificuldades, essas senhoras demonstraram sua fé e coragem, formando o grupo de Arroio Bonito.
Na época as mulheres ainda não usavam a denominação OASE, mas sim, a nomenclatura de OAS, que significava Ordem Auxiliadora de Senhoras, anos mais tarde, em 1979 foi anexada a letra “E”, que por sua vez denomina Evangélicas. Após a fundação o Grupo logo fez parte da OAS Nacional, que pertencia ao Sínodo Riograndense.
A primeira diretoria da OAS de Arroio Bonito, era composta somente por três integrantes, sendo que Elma Kröessin a presidente; Lucia Roehrig a tesoureira e a Elly Bartz a secretária. Somente em 1961, foram criados os cargos para as vices. As fundadoras se empenharam assiduamente, para envolverem outras mulheres para fazerem parte do grupo, toda nova integrante trazia uma jóia, que equivalia a uma contribuição financeira de ingresso e o pagamento da anualidade da OAS.
Os anos foram passando, surgem novas diretorias, mas a OASE de Arroio Bonito, sempre manteve seu foco de comunhão, testemunho e serviço, vivenciando a sua fé através de praticas comunitárias, por isso, quando possível auxiliavam pessoas e setores da Igreja e da sociedade que necessitavam de sua ajuda. O primeiro gesto de caridade, foi demonstrado em favor de uma viúva de Pastor falecido. Após, essa atitude surgiram outras ações, como auxílio na construção e manutenção da igreja, pavilhão, casa de reuniões, entre outros. Atualmente, além de continuar apoiando a comunidade, auxiliam o Culto Infantil e o Lar de Idosos São Vicente de Paula.
A OASE de Arroio Bonito sempre cuidou para ir ao encontro dos membros doentes e familiares enlutados, quando falecia alguém que era membro, todo o grupo cantava, hoje se leva um buquê de flores.
Atualmente o grupo conta com cinqüenta mulheres membros.
Há os momentos de descontração, como chás, passeios e rodas de chimarrão. As reuniões, continuam acontecendo duas vezes ao mês, uma para o estudo bíblico e outra para o estudo do roteiro da OASE.
Que o Trino Deus possa continuar iluminando a caminhada da OASE de Arroio Bonito, para que no futuro mais e mais mulheres, possam aqui ter um espaço de comunhão, testemunho e serviço.