O Chá realizado na Comunidade de Carazinho, no dia 14 de setembro, foi comemorativo aos 80 anos de existência de nossa OASE completados no último dia 03. E não podíamos deixar de lembrar esta data, agradecendo a Deus por Ele ter conduzido ao longo desta trajetória este grupo abnegado de senhoras que voluntariamente se dedicaram e dedicam ainda hoje em prol de sua comunidade e também à comunidade carazinhense em geral.
O desafio de formar um grupo iniciou em 25 de agosto de 1930, por ocasião do 60º aniversário da Frau Pfarrer Hedwig Alvine Kreutzer, e por sua iniciativa, na presença das senhoras Emma Closs, Luise Sehn e Friedericke Stein, decidiram formar uma “Frauenhilfe” e dirigiram-se ao Pastor Kobelt, solicitando sua permissão.
Uma semana após, na quarta-feira, dia 03 de setembro de 1930 realizou-se a primeira reunião, onde além das senhoras acima citadas, também se fizeram presentes as sras. Wilhelmine Göllner e Wanda Lang, oficializando assim a fundação da atual Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas – OASE, da Comunidade Evangélica de Carazinho.
Mais tarde somaram-se ao grupo, as sras. Elvira Sehn, Frieda Beller, Pauline Sperling, Frieda Ficht e Rosa Schlichting. E assim foi aumentando o número de membros que em pouco tempo atingiu 40 senhoras.
A comunidade na época dava seus primeiros passos. Era necessário colocar mãos à obra e a Frauenhilfe sentiu isto. Em 1932 constituiu a primeira diretoria. E sua primeira presidente foi a Sra. Maria Boll, esposa do Pastor Heinrich Boll.
Logo após, surgiu a Guerra, então as atividades ficaram limitadas, porque as reuniões eram em Língua Alemã. Retornaram novamente em 1947.
Teríamos muito mais história para relatar. Mas com alegria podemos dizer que assim a OASE continua até os dias de hoje a prestar seus serviços à comunidade. Realiza visitas ao hospital nas segundas-feiras à tarde, participa na ornamentação do altar e nos cultos (Santa Ceia), tomou a seu encargo o serviço de padaria beneficente ajudando doentes, auxilia creches c/roupas, distribui ranchos no Natal, realiza promoções como Chás, Café colonial, almoços beneficentes e participa onde é chamada.
Queremos expressar aqui a nossa gratidão primeiramente a Deus por Ele nos ter permitido chegar até aqui; e às pessoas, fundadoras, ex-presidentes, ex-diretorias e demais senhoras, pelo legado que deixaram, através de seu exemplo, seu Testemunho, Comunhão e Serviço. Aos Pastores do passado e ao atual, Pastor Valdemar Lückemeyer e também ao P. Luciano Martins, o nosso reconhecimento pela orientação, apoio, pela palavra de Deus que nos é transmitida em todas as reuniões, sem as quais, não teríamos condições de bem conduzir os destinos da OASE.
Convidamos a todas senhoras para se engajarem nas atividades da OASE: nos estudos bíblicos, nas reuniões de estudo temático, no dia de Padaria, quando houverem almoços, chás, sempre se aprende algo a mais, além de viver em comunhão. CONVIVER em grupo, é SAUDÁVEL.