Celebração de Jubileus



ID: 2880

Meuc lança edição comemorativa pelos 80 anos de trabalho

22/09/2007

1 | 1
Ampliar

Com participação de 1.500 pessoas, a Missão Evangélica União Cristã (MEUC) comemorou 80 anos de atuação no Brasil, no dia 9 de setembro em Panambi (RS). A comemoração foi marcada pelo espírito de alegria e muita gratidão.

Com o intuito de registrar incontáveis testemunhos do agir de Deus ao longo deste período, bem como de motivar as novas gerações à missão, aproveitou-se esta data especial para o lançamento de uma edição comemorativa sobre a História da MEUC, elaborado pelo missionário Lodemar Schlemper.O evento contou com a presença de autoridades eclesiásticas e civis, entre elas, do presidente da MEUC, Erno Dietterle; do diretor executivo, missionário Hans Fischer; do diretor da Gnadauer Brasilien-Mission (GBM, entidade parceira da MEUC e vinculada ao Gnadauer Gemeisnchaftswerband, na Alemanha), pastor Gottfried Holland; do diretor do Alpietisticher Gemeisnchaftswerband (entidade irmã na Alemanha), Günter Blatz; do pastor sinodal do Sínodo Planalto Rio-grandense, João Willig; do pastor sinodal do Sínodo Centro-Sul Catarinense, Sigolf Greuel; e do prefeito municipal de Panambi, Delmar Hinnach. Houve participantes oriundos dos 21 distritos missionários da MEUC no Brasil, bem como da entidade irmã do Paraguai, Unión Evangélica del Paraguai (Unepa).

O tema da comemoração foi inspirado no livro de Êxodos 14.15: “Diga ao povo que ande”. Pela manhã, houve uma palestra com o missionário e professor Dr. Euler Westphal e à tarde, com o pastor sinodal Sigolf Greuel. O louvor foi organizado a partir do Departamento de música e contou com um coral.

O evento aconteceu em um momento bastante significativo para a MEUC, no qual ela está colocada diante de enormes desafios. De um lado, o desafio de encontrar novas formas de trabalho, mais adequadas ao contexto brasileiro, mas sem descuidar dos seus vínculos histórico-confessionais e uma riquíssima tradição de espiritualidade e de práticas missionárias herdadas da Reforma protestante, em especial do Pietismo alemão. De outro lado, o desafio de encontrar formas de atendimento a pessoas, adequadas às múltiplas situações missionárias que surgem no contexto atual.

As Diretrizes para atuação da MEUC na IECLB aprovadas em 2005 representam um marco nesta direção, tornando possível a atuação missionária da MEUC na IECLB em diversos níveis. Da mesma forma, a Consulta entre MEUC e IECLB realizada no mês de agosto, em São Bento do Sul (SC), serviu para esclarecer dúvidas e fortalecer elos de comunhão. Ela mostrou que também no futuro a MEUC, com todas suas características peculiares herdadas do Pietismo, bem como no conjunto de seus distritos missionários, departamentos de trabalho e instituições diaconais e de formação teológica, pode e deve se constituir, no âmbito da IECLB, como um espaço em que o Evangelho de Jesus Cristo continue alcançando e transformando intensamente a vida de pessoas.

De forma geral, a comemoração dos 80 anos serviu para relembrar as raízes e olhar para trás com um sentimento de gratidão por aquilo que o Senhor fez no passado, pelas pessoas que serviram a Deus colocando suas vidas à disposição do Senhor na proclamação do Evangelho, pelas pessoas alcançadas pelo amor de Deus. Ao mesmo tempo, serviu para animar seus participantes a trabalhar com revigorado ardor missionário na obra de Deus aqui neste mundo. A olhar para frente na busca pelos novos desafios que o Senhor coloca para o trabalho no futuro.

(Texto elaborado pelos pastores sinodais João Willig, Sigolf Greuer e missionário Carlos Kunz).


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br