“... grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres.”
Com estas palavras do Salmo 126,3 no domingo, dia 6 de abril de 2008, a Missão Evangélica União Cristã - MEUC - celebrou o início de suas atividades em Ijuí na sede da AABB de Ijuí.
A programação começou com uma encenação de duas jovens caracterizadas como idosas que lembravam episódios e pessoas que participaram deste meio século de atividades enquanto o data-show mostrava fotos e explicações. A seguir houve momento de gratidão a Deus que muito fez por nós e nos abençoou nesta caminhada.
Após uma palavra de saudação de parte do Missionário Carlos Kunz, o presidente da MEUC, senhor Erno Dietterlle, saudou os presentes e relatou o quanto há ainda para ser feito. Após um louvor e hino apresentado pelo coral da MEUC/Ijuí o Missionário Curt Grigull, ex-obreiro de Ijuí, atualmente de Joinville, dirigiu uma mensagem baseado no salmo 126.1-3, lembrando momentos marcantes de nossa história em Ijuí.
Mais um hino foi entoado pelo coral da MEUC e então se fez uma pausa para o almoço. Rapidamente o ambiente foi transformado em refeitório e um buffet foi servido.
Às 14:00h reiniciaram-se as atividades dirigidas pelo pastor emérito Walter Ludwig, atual Coordenador do Conselho de Irmãos do Distrito Ijuí da MEUC. Inicialmente foi lida a ata da reunião da Diretoria com Conselho da Comunidade Evangélica de Ijuí do dia 21/10/1957 que recebeu na ocasião os missionários Alfred Pfeiffer e Friedrich Jacob Dietz para acertar os detalhes da vinda do missionário Dietz e dar início das atividades da então “Missão Brasileira da Gnadau” entre os membros da Comunidade Evangélica de Ijuí.
A seguir apresentou-se o grupo de Mulheres da MEUC/Panambi. Também o Pastor Sinodal João Willig se fez presente e trouxe uma palavra de saudação à comunidade em festa. Após espaço para louvor nova mensagem feita agora pelo Missionário Carlos Kunz a partir do Salmo 126.4-6. O grupo de Mulheres da Igreja da Paz (Comunidade Evangélica da Vila São José – Ijuí) também fez uma apresentação musical. Com uma palavra de oração final e bênção encerrou-se a festividade com uma confraternização entre os cerca de 220 participantes. Acima de tudo havia alegria e gratidão por aquilo que o Senhor tem feito por nós nestes 50 anos de História.
Nossa história em poucas palavras
Após a Páscoa de 1958 o Missionário Friedrich Jacob Dietz começou sua atividade no seio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Comunidade Evangélica de Ijuí, a partir de um convite do então pastor Ernesto Jost e um acerto com a Comunidade Evangélica de Ijuí. Inicialmente o trabalho consistia em visitação aos membros da Comunidade e Estudos Bíblicos semanais nos lares e um Estudo Mensal no salão da Comunidade. Hoje o trabalho continua preferencialmente entre os de confissão luterana, sendo, no entanto, aberto a todos os interessados. O trabalho da MEUC tem sua origem no Movimento Pietista que surgiu no seio das Igrejas Luteranas na Alemanha no século XVII na Europa. No Brasil a MEUC está presente nos três estados da Região Sul tendo iniciado suas atividades em Santa Catarina a mais de oitenta anos. Também se faz presente em Casilla Dos, no Paraguai.
Em Ijuí a nossa sede fica na Rua São Paulo, 36, Centro. Ali são realizados cultos, estudos bíblicos, trabalhos semanais com crianças, adolescentes e jovens, mulheres e casais. A MEUC é idealizadora e mantenedora da MEAME – Missão Evangélica de Amparo ao Menor – trabalho de cunho social conhecido em nossa cidade. A MEUC conta atualmente com dois obreiros em tempo integral e dezenas de voluntários em seu trabalho.
(P.em. Walter E. Ludwig)