O pastor emérito Meinrad Piske completou 50 anos de ordenação, com uma celebração especial, que aconteceu no dia 12 de setembro, na Comunidade Santa Terezinha, Paróquia Martim Lutero, em Brusque (SC). Esta caminhada dourada na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil pode ser sentida pelo carinho de todos que participaram deste momento tão especial.
Ao pregar, o ex-vice-presidente da Igreja agradeceu a Deus pela oportunidade de ter servido na IECLB. Ele lembrou que, em 1965 a Paróquia de Timbó não só celebrava os 75 anos de formação, mas também se alegrava com a ordenação do primeiro timboense. Ele aproveitou a oportunidade também para citar o quão importante nesta caminhada foi a parceria e a cumplicidade de sua esposa, a catequista Resilde Wegner Piske.
“Sou grato a todos que estiveram comigo neste caminho. Sou grato pelas palavras de ânimo, pelas críticas e pelas sugestões. Agradeço aos meus colegas no pastorado e pelas pessoas que edificaram a igreja, através de seus dons e talentos. Sou grato aos meus familiares”.
O início
A partir das palavras de Jeremias 1.4-7, o então jovem Meinrad sentiu-se chamado para o trabalho eclesiástico. A partir dali, em 1958, iniciou os estudos na Faculdade de Teologia, em São Leopoldo (RS). Neste período, também passou um ano na Alemanha, onde pode aprofundar seus conhecimentos teológicos. Com o período prático de habilitação ao ministério conheceu diversas realidades. Atuou em Rio do Sul, São Bento do Sul e Trombudo Central, todos em Santa Catarina.
Em 1962 formou-se pastor e foi designado pelo então Sínodo Evangélico Luterano Unido para atuar em Blumenau, Ibirama e Brusque, todos em Santa Catarina. Entre 1964 e 1965 ganhou uma bolsa para estudar na Alemanha e ainda pode trabalhar na Áustria. Ao retornar ao Brasil foi ordenado e enviado para Ibirama. Em 1968 foi eleito para atuar na Paróquia Blumenau Centro, onde permaneceu até 1981.
Caminhada Eclesiástica
Em 1981 foi eleito pelo Concílio Regional para a função de pastor regional da 2ª Região Eclesiástica e passou a atuar na sede, em Joinville (SC). Foi reeleito três vezes, permanecendo nesta função por 16 anos. Foi 1º e 2º vice-presidente da IECLB. Ajudou a articular a nova estrutura da IECLB. No período em que foi pastor regional participou da criação do Jornal O Caminho, da estruturação do trabalho com jovens e da construção do Centro de Eventos Rodeio 12.
Em 1999 foi um dos representantes da Federação Luterana Mundial, no ato de assinatura da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação por Graça e Fé, em Augsburgo, na Alemanha. Em âmbito ecumênico ainda atuou por sete anos no Comitê Executivo do Conselho Mundial de Igrejas.